Secretário fala sobre testes rápidos | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Secretário fala sobre testes rápidos

Secretário fala sobre testes rápidos

O Secretário municipal da Saúde afirmou que é muito importante que a comunidade saiba mais a respeito dos testes rápidos, que ficaram popularizados em virtude da pandemia causada pelo COVID-19.
Joy Silva afirma que o teste rápido serve para testar os anticorpos do organismo e que devem ser utilizados nas pessoas sintomáticas, ou seja, aquelas que apresentam um quadro de síndrome gripal (que inclui febre ou sensação de febre, associada a um dos seguintes sintomas: dor de garganta, tosse ou coriza).
O teste rápido – explica Joy – é realizado entre o 10º e o 14º dia a partir do dia de início dos sintomas, porque, caso seja realizado antes, poderá ser falso negativo. E com isso, a pessoa pode ficar na ilusão de que nada tem. Esse teste é realizado mediante uma picada na ponta do dedo ou, também, com a obtenção do sangue coletado de uma veia.
Já o teste molecular é o mais eficaz e garantido. A coleta é feita através da obtenção da secreção nasal e da garganta. Esse é realizado entre o terceiro e quinto dia do início dos sintomas, no máximo até o sétimo dia.
Para avaliar se precisa realizar o teste, o paciente vai até a sua unidade básica de referência, onde, se for considerado um caso suspeito de COVID-19, receberá atendimento e todas as orientações necessárias, inclusive sobre os testes de forma gratuita, pelo SUS.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *