Secretária da Administração fala sobre comportamento da arrecadação de tributos na pandemia

Falando à Folha Patrulhense sobre o desempenho da arrecadação de tributos municipais, a secretária da Administração e Finanças afirmou que, quando foi fixado o Orçamento para 2021, foi utilizado como base, o exercício de 2020, sem previsão de aumento de receitas. “Inclusive para algumas, a estimativa enviada pela FAMURS, para base desta elaboração orçamentária, previu queda, em média, de todas as receitas de algo em torno de 6% e por isso está sendo realizado exatamente o previsto. Inclusive sem incremento financeiro externo, para ajudar a custear os gastos oriundos da pandemia, a entrada nos cofres deu-se somente em 2020 e os saldos que ficaram, já foram utilizados”.

COMPORTAMENTO DO IPTU
Referindo-se à arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano, a secretária afirmou que houve somente a aplicação do índice inflacionário. “Nossa arrecadação para este ano em comparação a 2020, foi 0,5% maior, no acumulado no período. Porém, concluímos que na prática, este percentual deixa a arrecadação de 2021 menor, em relação a 2020, pois não arrecadamos a mais nem o percentual da inflação. Mas com certeza, é reflexo da crise econômica que passamos, em virtude da Pandemia Covid-19, onde muitos, infelizmente, perderam seu emprego e precisam optar entre comer e pagar impostos”, disse Cleia Airoldi.
Por fim, disse saber que não está fácil, “tanto psicológica quanto financeiramente, para a maioria de nós, houve muitas perdas pessoais, principalmente, de familiares, colegas e conhecidos por causa desta pandemia, que veio com expectativa de duração de dias, depois passou para meses e agora já ultrapassou um ano”.
No entanto, Cleia disse manifestar a esperança de que tudo irá passar e melhorar, “para que possamos pôr em prática tanto os nossos sonhos, quanto os dos nossos gestores (prefeito e vice), que assumiram, em meio a esta “peleia” e estão se saindo muito bem. Com a volta ao “normal”, aos poucos, conseguiremos melhorar nossa arrecadação para podermos melhor atender nossa comunidade”. Para terminar, coloca a Secretaria da Administração e Finanças a disposição de todos que necessitem de seus serviços, bem como, caso queiram realizar uma visita. Não deixem de acreditar em nossa cidade”, finalizou a secretária da Administração e Finanças Cleia Airoldi.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade