Risco de temporais no fim de semana | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Risco de temporais no fim de semana

Risco de temporais no fim de semana

O avanço de uma massa de ar polar sobre a região Sul do país, a partir desta sexta-feira (23), deve causar temporais de grandes proporções em todo território gaúcho durante o final de semana. O monitoramento climático adquirido pelos Centros de Operações Integrado (COIs) da RGE e RGE Sul, junto a um instituto privado de meteorologia, indica a possibilidade ventania com velocidade superior a 80 km/h, índices pluviométricos que podem provar enchentes e também incidência de granizo em pontos isolados do Estado.

Trabalhando com a perspectiva da confirmação deste cenário, as distribuidoras alocaram equipes em pontos estratégicos de suas áreas de concessão para atuar com mais velocidade em prováveis danos na rede de distribuição.

As áreas de instabilidade deve atingir o Norte e Nordeste gaúcho ainda nesta sexta-feira. Entretanto, o clima mais severo deve se configurar no sábado, quando o sistema de baixa pressão empurra para fora do Estado a massa de ar seco e provoca temporais na fronteira com a Argentina e também na região central do Rio Grande do Sul.

No começo da tarde, a frente fria ganha volume e as áreas de instabilidade predominam. O volume expressivo de chuva pode provocar cheias nos rios e comprometer os acessos às cidades e o deslocamento de equipes das distribuidoras, especialmente nas áreas rurais.

No domingo, a frente fria começa a deixar o Estado mas ainda deve provocar temporais em todas as regiões entre a madrugada e manhã. O tempo começa a limpar à tarde, porém, as temperaturas devem despencar e a condição favorável à formação de temporais se reduz. A segunda-feira ainda pode chover em alguns pontos, porém, não há alerta de temporais.

Comunicação Social/RGE

 



Profissional atuando há 50 anos no jornalismo.