Reitora da Furg visita a FOLHA PATRULHENSE: Cleusa Dias estava acompanhando o deputado Fábio Branco que visitou instalações do Campus da FURG | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Reitora da Furg visita a FOLHA PATRULHENSE: Cleusa Dias estava acompanhando o deputado Fábio Branco que visitou instalações do Campus da FURG

Reitora da Furg visita a FOLHA PATRULHENSE: Cleusa Dias estava acompanhando o deputado Fábio Branco que visitou instalações do Campus da FURG

A reitora da FURG (Fundação Universitária de Rio Grande), esteve em visita de cortesia à Folha Patrulhense. Na ocasião, a professora Cleusa Sobral Dias esteve acompanhada do prefeito Daiçon Maciel da Silva, do professor Antônio Valente, diretor do Campus FURG-SAP e do deputado estadual Fábio Branco.
A reitora falou sobre o grande investimento feito em Santo Antônio com a construção do Campus no Bairro Bom Princípio, no momento em que a FURG completa dez anos de atividades no município.
As obras, conforme destacou, estão em pleno andamento e serão de suma importância, porque irão solidificar em definitivo a presença daquela Universidade em Santo Antônio. Segundo a dra. Cleusa Dias, a previsão é de inauguração em abril de 2020, no aniversário do município. Praticamente todas as áreas estarão abrigadas no novo local, mas laboratórios e salas de aula ainda permanecerão no prédio atual na Rua Barão do Cahy.
Frisou a reitora que a FURG cresceu muito nestes dez anos de presença no município, e tudo isso, se deve principalmente ao prefeito Daiçon Maciel da Silva e também ao vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, como lembrou Daiçon, que, na época em que Zezo era prefeito, iniciou as gestões para a implantação do Campus de Santo Antônio da Patrulha.

ACOLHIDA
Elogiou a excelente acolhida que o município proporcionou à FURG desde o princípio, o que emocionou a todos na época, servindo como um grande incentivo para que a Universidade aqui se instalasse.
Conforme o professor e doutor Antônio Valente, diretor do Campus de Santo Antônio, todos os Estados, à exceção de Sergipe e Amapá já passaram pelo Campus patrulhense nesses dez anos.
A reitora anunciou a iminência de um novo curso na área de Engenharia Química, mas revela entendimentos, que dependem do governo federal, para a implantação de outros, como o de Direito.
O deputado Fábio Branco, que já foi prefeito de Rio Grande e secretário estadual de Ciência e Tecnologia, diz que quer continuar contribuindo com o fortalecimento da universidade no município, o que segundo ele é muito importante também para a região. Atualmente, mais de 60 professores atuam nos Campus do Bairro Bom Princípio e também no Polo Universitário, e boa parte mora na cidade.
O parlamentar disse que a Universidade representa dentro de uma comunidade, desejando sucesso ao trabalho que vem sendo desenvolvido.
O prefeito Daiçon lembrou laços de amizade com o parlamentar desde os tempos da CIENTEC, onde ambos trabalharam.
Conforme o chefe do Poder Executivo, a vinda da universidade e sua consolidação no município é o maior e mais importante projeto que Santo Antônio já teve. “As mudanças são significativas com a chegada da universidade, hoje com cinco cursos presenciais e também pós-graduação”, afirmou.
O Campus/FURG-SAP, localizado no Bairro Bom Princípio, conta com um prédio administrativo, outro com oito laboratórios e um terceiro com quatro laboratórios, e sete salas de aulas. O complexo universitário também oferece um espaço de convívio e uma “Casa do Estudante”, que poderá abrigar 60 alunos.

NO GABINETE
No mesmo dia, Daiçon recebeu o parlamentar em seu gabinete, juntamente com a reitora. O diretor do Campus FURG-SAP, Antônio Valente e a vice-diretora, Darlene Webler, a coordenadora do Polo Universitário Santo Antônio, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente e o chefe de gabinete do deputado, ex-deputado Sandro Oliveira também acompanharam o encontro na prefeitura.