Promotor Eleitoral afirma que campanha transcorre dentro da normalidade | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Promotor Eleitoral afirma que campanha transcorre dentro da normalidade

Promotor Eleitoral afirma que campanha transcorre dentro da normalidade

“Até o momento a campanha eleitoral em Santo Antônio da Patrulha transcorre dentro da normalidade”. A afirmação é do Promotor Eleitoral. De acordo com Camilo Vargas Santana acrescentando que foram analisadas todas as condições dos candidatos. “Tivemos um baixo índice de candidaturas que apresentavam irregularidades. Isso é um registro positivo porque demonstra que a grande maioria está apta a concorrer”, salientou.
Na propaganda eleitoral e de rua, foram observados alguns problemas em relação a colocação de bandeiras. Uma Representação foi movida junto à Justiça Eleitoral para que o candidato retirasse aquela propaganda que fora colocada irregularmente e ele acatou a decisão, e providenciou na retirada. Isso aconteceu na cidade baixa. “No mais tem sido observada uma certa normalidade, não estando ocorrendo acirramento de ânimos. “Apenas são verificadas situações consideradas normais, porque é impossível a inexistência de críticas de um e outro lado”, acrescentou o representante do MP.
No seu entendimento a eleição deste ano demonstra certo amadurecimento das pessoas. “Todos os candidatos, principalmente os da majoritária, são pessoas qualificadas e jovens, e isso vai promover uma renovação da política em Santo Antônio. O Município está bem servido nesse aspecto”, disse Camilo Santana. Na sua avaliação isso também reflete a tranquilidade que está ocorrendo durante a campanha. “Essa questão de tentar passar à frente através de manobra ou condutas ilegais não se verificou até o presente momento”, adiantou o Promotor Público.
Também em Caraá não está sendo diferente. “O ambiente tem sido tranquilo e não recebemos denúncias ou queixas de partidos. Conversamos com representantes das coligações e verificamos que tudo transcorre dentro da normalidade havendo cumprimento das determinações legais”, salientou.

ORIENTAÇÕES
O Promotor orienta ao eleitor para que acompanhe a propaganda e os debates, busque se informar sobre o histórico dos candidatos, qual a sua história, o que fez para ter um voto consciente. “Sempre orientamos o eleitor para que quando for à sua respectiva seção que já leve os números de seus candidatos, a famosa “colinha”. Desta vez em razão do Coronavírus, teremos todo um aparato de segurança de higienização. E se a pessoa chegar ao local de votação e não estar titubeante, isso irá acelerar o processo junto à sua respectiva seção. Recomendamos para que não fiquem muito tempo no local de votação”, aconselhou. De outra parte adiantou que as pessoas idosas terão preferência para votar. O horário estabelecido e sugerido é o da parte da manhã.

PANDEMIA
Camilo Vargas Santana concorda em que o problema do Covid-19 irá aumentar um pouco o índice de abstenção. “Muitos talvez não votarão, principalmente os de mais idade, mas não creio que vá afetar o processo num todo”, para continuar afirmando que talvez o índice de abstenção irá variar, porque há muitas pessoas desiludidas com a política.
“O que temos orientado é que pessoas tomem cuidado com compra de votos e com a oferta de vantagens. Infelizmente é um mal que existe na sociedade. Se houver conhecimento de eleitor sobre esse tipo de prática que faça denúncia ao Ministério Público. Temos um site para isso. Procure Pardal Eletrônico onde a pessoa poderá denunciar, podendo pedir anonimato, em relação à compra de votos ou alguma irregularidade. Exerça o voto consciente. Não venda seu voto”, concluiu o Promotor Eleitoral de Santo Antônio da Patrulha.