Preso em Costa da Miraguaia um dos suspeitos de roubo de cargas | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Preso em Costa da Miraguaia um dos suspeitos de roubo de cargas

Preso em Costa da Miraguaia um dos suspeitos de roubo de cargas

Policiais da Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), desencadearam na sexta-feira (25/11) a última fase da Operação Versa para desarticular uma complexa organização criminosa, responsável por pelo menos 20 roubos de carga, ocorridos no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos seis meses, gerando um prejuízo estimado de 3 milhões.
Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, em Santo Antônio da Patrulha, na localidade de Costa da Miraguaia, quando foi preso naquela localidade, depois que o Juizo de Triunfo decretou o pedido de prisão preventiva, em virtude de investigação desenvolvida pelo delegado Gustavo Bermudes, do DEIC o suspeito Fernando Lima de Souza Nando. Também houve prisões em mais quatro municípios gaúchos e em Florianópolis, além de cinco prisões preventivas em desfavor de indivíduos comprovadamente integrantes da referida organização. Além disso foram sequestrados bens móveis, visando ao ressarcimento futuro das vítimas. A Polícia Civil de Santo Antônio, conforme infirmou o Delegado Valdernei Tonete deu apoio à operação do DEIC no município, com a designação do Inspetor João Carlos para essa atividade.
Segundo o delegado Gustavo Rocha, a investigação teve início em maio deste ano e evoluiu significativamente no último trimestre com a prisão preventiva de nove de seus integrantes, incluindo um dos responsáveis por comandar a execução de um roubo a carga de celulares, ocorrido no início de setembro. Este indivíduo, preso no Estado de Santa Catarina, seria responsável por lavar dinheiro do tráfico de drogas de uma conhecida facção criminosa atuante no Rio Grande do Sul por meio de um mercado – situação que ainda está em apuração.
No dia 7 de setembro, deste ano, ação conjunta da Brigada de Santo Antônio, com o apoio da BM de Glorinha e Gravataí, bem como da Polícia Civil de Santo Antônio prendeu oito suspeitos de roubo de um carregamento de salmão, na localidade de Costa da Miraguaia. Lembra Tonete que na ocasião o então titular da DP local, delegado Juliano Aguiar de Carvalho, encaminhou pedido de prisão preventiva, mas a Justiça local não acolheu.
Destacou que o suspeito está envolvido em crime de roubo de cargas, tendo sido alvo de investigação já naquele período.
Sua prisão ocorreu Adiantou Tonete, de acordo com as informações recebidas de seu colega Bermudes, que o suspeito está envolvido em uma grande quadrilha responsável por roubo de cargas, tendo sido recolhido ao Presídio Central.

Com a utilização de tecnologias modernas de investigação a polícia judiciária identificou, no início de outubro, dois depósitos utilizados para o armazenamento e redistribuição das cargas roubadas, um em Sapucaia do Sul e outro em Cachoeirinha. Na ocasião foram presos em flagrante, três indivíduos. Neste segundo local, foram encontradas diversas cargas roubadas de gênero alimentício, tais como: carne, arroz e frios.
“A organização criminosa era composta, em regra, por motoristas de caminhões e proprietários de estabelecimentos comerciais voltados à comercialização e distribuição de alimentos, por isso a preferência por produtos dessa natureza”, esclarece o delegado Gustavo Rocha.
FASE ANTERIOR
As prisões agora efetuadas pela Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), são um desdobramento das ações anteriores.

Fonte: DFRC/ DEIC com complemento da redação.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.