Pórtico de Santo Antônio não levará o nome "Cidade do Abraço" | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Pórtico de Santo Antônio não levará o nome “Cidade do Abraço”

Pórtico de Santo Antônio não levará o nome “Cidade do Abraço”

Na tarde de segunda-feira (23), aconteceu na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP, uma reunião para tratar sobre a construção de pórtico no município. Participaram do encontro o Presidente da ACISAP e CDL, Marcione dos Santos Gomes, Ex-Presidentes das Entidades Carmen Monteiro, Rafael Hnszel, Arley Barreto, Claudio Roberto Valim Rocha, Valdeci Lino da Cunha e José Francisco Ferreira da Luz (Vice-Prefeito), engenheiro responsável pelo projeto do pórtico, Fernando Barbieri, membros da diretoria da ACISAP, Ana Clara Maciel e Mara Ioni Marques Catelli, vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Massulo, Prefeito Municipal, Daiçon Maciel da Silva, Secretário Municipal de Gestão, Planejamento e Governo, Ferulio José Tedesco, Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Eliana Cunha, Chefe da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura, Viviani Silveira, Arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento, Natália Costa, a servidora pública Mariza Arthur e o jornalista Hermogenes Silveira.
Na reunião foi esclarecido a todos os participantes que o nome escolhido para o projeto do pórtico, nada mais é que o título que o trabalho levou para que participasse do Concurso do Pórtico de entrada do município, promovido pela ACISAP em 2014, sob o comando do seu então presidente, Rafael Hnszel.
O Concurso, que contou com três trabalhos inscritos, previa em seu regulamento que todos os projetos participantes precisavam ter um nome, um título. Portanto, participaram três projetos, nomeados como Castelos das Cavalhadas; História da Transformação e Cidade do Abraço. No dia 13 de outubro de 2014, foi realizada a divulgação do resultado e a premiação do projeto eleito por uma comissão julgadora, composta por um membro indicado pelo Poder Executivo – Natália Cunha da Costa; um membro indicado pelo Poder Legislativo – Rafael Barcela Gudaites; um profissional credenciado do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – Natália Luz; um membro indicado pela ACISAP, ligado à área de atuação do presente concurso – Sebastião Castilhos.
O projeto vencedor intitula-se “A Cidade do Abraço” e foi elaborado por Luiz Fernando Franco Barbieri, como profissional responsável e a sua equipe formada por Carolina Selistre Oliveira, Ana Paula Cavada, Fernanda da Silva Ribeiro Pisoni e Herbert Meregali. Colaboradores para confecção do material gráfico Gabriel Müller e Felipe Martins.
A frase “Cidade do Abraço” foi utilizada apenas para intitular o projeto, para que pudesse participar do concurso e não para slogan do município de Santo Antônio da Patrulha. O nome do projeto eleito vencedor não visa interferir na identidade já consolidada do município, referente aos seus produtos locais: o sonho, a cachaça, rapadura e arroz. Portanto, o pórtico não tem nome e na sua estrutura não haverá nenhuma escrita referente ao título do projeto. Todos os presentes na reunião concordaram que o trabalho eleito é o melhor para a construção do pórtico, e que o nome do mesmo não tem relação alguma com o pórtico em si, nem com a identidade já consolidada da cidade.
A conquista do recurso financeiro para a construção do pórtico de entrada do município se deu por uma emenda parlamentar. O Presidente da ACISAP, Marcione dos Santos Gomes, o Vice-Prefeito Municipal, José Francisco Ferreira da Luz e o empresário patrulhense, Tiago Girardi, estiveram com o Deputado Federal Nereu Crispim, em Brasília, durante os dias 10 e 11 deste mês, para a assinatura de projetos, com isso oficializando o recebimento da verba específica para a construção de pórticos em todo o país, inclusive em Santo Antônio da Patrulha.

Texto: Imprensa ACISAP