Polo Universitário Santo Antônio é destaque em reportagem nacional | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Polo Universitário Santo Antônio é destaque em reportagem nacional

Polo Universitário Santo Antônio é destaque em reportagem nacional

A reportagem publicada no site da Fundação CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) desta segunda-feira (08), destaca a experiência de sucesso do Polo Universitário Santo Antônio.
“O Polo de Santo Antônio da Patrulha foi reconhecido pela CAPES como o de maior interação com o município. A seleção, feita pelo Prêmio Polo EaD em Ação, também avaliou a proatividade dos seus coordenadores e as melhores iniciativas promovidas em cada espaço. Os cursos técnicos, que têm uma formação mais rápida do que um curso superior, são um exemplo”.
A coordenadora do Polo, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente, relatou à reportagem que a UAB levou boas mudanças para o município, conseguindo criar elos entre agricultores, comunidade e esfera pública. “Mudou a realidade do nosso município na formação das pessoas, na formação dos professores e na organização dos agricultores”. Os idosos também são abrangidos: os polos oferecem cursos de inclusão tecnológica para a terceira idade. “Eles querem aprender para se aproximar no contato com os mais jovens”, explica a coordenadora.
O Sistema UAB foi criado em 2006 com o objetivo de desenvolver a modalidade de educação à distância e expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País. A prioridade é para a área de formação de professores, em atendimento à Política Nacional dos Profissionais da Educação Básica, instituída pelo Decreto 8.752, de 9 de maio de 2016.
O prefeito Daiçon Maciel da Silva parabenizou o Polo por esse reconhecimento, que segundo ele, é muito merecido: “A chegada da universidade em Santo Antônio da Patrulha é, na minha visão, a maior política pública de desenvolvimento do nosso município. Agradeço a todos que acreditaram neste sonho”.