POLÊMICA Convite de evento para mulheres ganha repercussão nacional por suposta imagem machista | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

POLÊMICA Convite de evento para mulheres ganha repercussão nacional por suposta imagem machista

POLÊMICA Convite de evento para mulheres ganha repercussão nacional por suposta imagem machista

Marcada para o dia 18 de agosto, a 2ª Conferência de Políticas Publicas para as Mulheres de Santo Antônio da Patrulha acabou sendo cancelada após a polêmica envolvendo a imagem impressa no convite do evento. A foto usada no documento oficial remete a um sapato em que o salto se confunde com pernas femininas apoiadas sobre os joelhos. Após ser postado no Facebook, na quinta-feira (23), o convite começou a ser bombardeado por críticas. “Uma imagem que claramente objetifica e desumaniza as mulheres”, diz uma das postagens.

Santo Antônio virou destaque, não pelo debate de mais diretos, participação e poder para as mulheres (tema proposto pela conferência), mas sim pela conotação sexual alegada por muitos internautas e grupos feministas na mídia virtual.

O questionamento feito pela coordenadora do Conselho da Mulher de Santo Antônio, Cecília Moreira, que esteve na redação da Folha Patrulhense na segunda-feira (27), foi o porquê só agora houve toda essa repercussão envolvendo o convite. Ela conta que desde o dia 7 de julho, órgãos públicos, entidades e imprensa local já haviam recebido um total de 50 convites impressos. O modelo foi encaminhado também para setores ligados à coordenadoria regional da mulher e prefeituras vizinhas via e-mail. No entanto, as críticas direcionadas a arte, só começaram a aparecer a poucos dias.

Ela admite ter havido um equívoco no momento de tratar a imagem escolhida de forma aleatória no site de pesquisa Google, porém, não houve a intenção de erotização ou inferiorização do sexo feminino. “Pode sim ter ocorrido um descuido no momento do tratamento da figura. Quando solicitei a busca de uma imagem que retratasse a feminilidade, o empodeiramento da mulher, apareceram várias opções de sapatos de salto”, relatou. Antes de ser enviado, o convite passou pela aprovação da presidente do conselho municipal da Mulher, Sônia Costa.

Com os holofotes em sua direção, Cecília buscou subsídios na própria internet e descobriu a imagem do polêmico sapato utilizada para ilustrar o artigo do jornalista Felipe Machado, no blog Palavra de Homem, no Portal do R7, com o sugestivo título “O Poder das Mulheres de Salto Alto”. Nele, o jornalista diz já saber o que uma recente pesquisa comprovou: homens têm medo de mulheres de salto alto.

“A minha proposta quando escolhi o salto alto para estampar o convite, foi a de firmar a posição de credibilidade as mulheres que o usam. Luto pela quebra de rótulos, pelo fim um machismo feminista, precisamos evoluir, valorizar as pessoas pelo que são. Mas respeito todas as formas de interpretação, tanto que estamos retirando este convite, e elaborando um novo para conferência, assim como providenciando outra data para a realização do evento”, confirmou.

Com relação a alguma intervenção política por trás da proporção que o assunto ganhou, Cecília acredita que após a página no Facebook da comunidade Mulheres Unidas RS, ter insinuado que uma possível conotação machista ocorreu apenas pelo fato do prefeito municipal pertencer ao PP, mesmo partido dos (ex) deputados do partido  terem votado pela extinção da Secretaria de Políticas para as Mulheres, evidencia diferença partidária/política envolvendo a questão.

 

Gabriela Gomes



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.