PEREGRINO PIONEIRO: Um dos criadores do Caminho Gaúcho de Santiago completa 60ª caminhada | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

PEREGRINO PIONEIRO: Um dos criadores do Caminho Gaúcho de Santiago completa 60ª caminhada

PEREGRINO PIONEIRO:   Um dos criadores do Caminho Gaúcho de Santiago completa 60ª caminhada

Jaime Peregrino 1

Há cinco anos, Santo Antônio da Patrulha desenvolveu um novo e singular atrativo turístico: o Caminho Gaúcho de Santiago. O trajeto, que é uma réplica do caminho europeu de Compostela, tem trazido milhares de turistas para a cidade, desde então, seja para o percurso de 12 ou para o de 19 km.
No último domingo (10), um dos grandes incentivadores e responsáveis pela criação desta grande oportunidade para o município completou sua 60ª caminhada. Seria impossível falar deste importante projeto sem mencionar o pesquisador e voluntário da Defesa Civil Jaime Nestor Müller. Apesar de já ter percorrido tantas vezes os 19 km, que iniciam na localidade de AGASA e vai até o centro histórico de Santo Antônio da Patrulha, os registros fotográficos feitos pelo Sr. Jaime ainda surpreendem pela diversidade da paisagem.
As belas imagens, divulgadas em seu perfil no Facebook, convidam patrulhenses e visitantes para conhecer as belezas e a história de um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul.
Ao lado dos peregrinos, Müller é presença constante, levando informações, contando as histórias e peculiaridades da terra conhecida pela saborosa rapadura, pelo sonho e também pela cachaça.
Ele conta que, no começo do mês de março de 2014, iniciaram-se as tratativas em trazer para o município a “caminhada” no Rio Grande do Sul nos moldes do Caminho de Santiago de Compostela, já que o Consulado da Espanha desejava realizar, em comemoração aos 800 anos da peregrinação de São Francisco de Assis, conforme relatos, efetivada entre os anos de 1213 e 1215 pelo santo padroeiro dos animais. Jaime lembra que quem trouxe esta oportunidade para a realização da caminhada, foi Tilton Martins dos Santos, patrulhense, amigo do Cônsul de Espanha em Porto Alegre, senhor José Pablo Alzina de Aguilar. “O Tilton me procurou, pois somos parceiros de caminhada em Santo Antônio há mais de 20 anos. Fomos, então, atrás das autoridades, pois tínhamos informações de que concorria conosco a cidade de Gramado e sabíamos que a ‘peleia’ seria dura. Não lembro o motivo, me parece que o prefeito não estava, fomos então até a Câmara de Vereadores e falamos sobre o assunto com o presidente da Casa Legislativa. Ele abraçou a causa e enviou correspondência para o Cônsul, levada em mãos pelo Tilton e a visita oficial dele foi marcada para o mês de abril de 2014”, conta ele.
Jaime lembra que, no dia 10 de abril de 2014, o Cônsul veio a Santo Antônio da Patrulha, onde foi recepcionado pelas autoridades e pôde ouvir seu relato sobre a história do município. “Naquele dia, realizaram um roteiro de visitas que se estendeu até a noite. Ao final da jornada, o Cônsul mostrou-se impressionado pelo que viu nas indústrias visitadas e ficou encantado com o caminho mostrado a ele. Encerrando o encontro, ficou combinado que, alguns dias após, seríamos informados se seríamos escolhidos ou não para a realização da caminhada. Como agora podemos informar, no dia da visita, ele foi jantar no sítio do Tilton e lá disse que já havia decidido pela escolha de Santo Antônio da Patrulha, mas que ainda não poderíamos divulgar tal notícia, que ele faria o comunicado oficial no dia 25 de julho, dia de Santiago, padroeiro da Espanha”, revela Jaime.
Para Eliana Cunha, secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Jaime é um grande parceiro da SECTE e figura importantíssima no Caminho Gaúcho de Santiago, em especial, com a criação do 2º traçado de 19 km. “Ele e a agência Elos Travel merecem todos os nossos aplausos pelo empenho ao longo dessa empreitada, a qual valoriza ainda mais o turismo local”, finaliza ela.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.