Patrulhense dirige uma das mais importantes publicações políticas do País | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Patrulhense dirige uma das mais importantes publicações políticas do País

Patrulhense dirige uma das mais importantes publicações políticas do País

Karim Helena de Moraes Miskulin, patrulhense e hoje residente em São Paulo com a família, dirige o Grupo Voto, fundado por ela e um grupo de comunicadores gaúchos há 16 anos em Porto Alegre. Recentemente o Grupo Voto teve a presença do presidente Jair Bolsonaro e seis Ministros de Estado. Com a colaboração do jornalista Flávio Holmer Rosa, estamos publicando esta matéria sobre a projeção que o Grupo está alcançando na atualidade, especialmente depois da mudança para São Paulo.
FOLHA PATRULHENSE: Surgiste em Porto Alegre há vários anos com a Revista Voto. Hoje, tens o Grupo Voto. Como ele é formado na atualidade?
KARIM DE MORAES MISKULIN: O grupo Voto surgiu há 16 anos em Porto Alegre, tendo como carro-chefe a Revista Voto. Foi um veículo criado por um grupo de pessoas inconformadas com o destino que o Estado e a Política brasileira estavam tomando. E resolvemos partir para a ação. Como na época trabalhava na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e tínhamos grandes líderes que acabavam não tendo espaço na grande mídia e na mídia diária, pensamos em projetar um veículo para a boa política. Surgiu então a Revista Voto que se consolidou no RS, sendo que em 2021 vai completar 17 anos, um feito para um Estado tão politizado e com tantos bons veículos de comunicação, e onde conseguimos formar uma revista mensal e analítica com pautas mais aprofundadas. Ao afirmar que é muito importante fazer aquilo que se ama, revela que sua empresa consegue tirar as pessoas da zona de conforto e especialmente inspirar mulheres a prosperarem em ambientes masculinos. Ela explica que um exemplo é o Grupo Voto que é liderado por mulheres. A sua empresa tem características familiares porque além dela, que á a diretora geral, está uma de suas filhas que, começou atuando como recepcionista, é hoje a principal executiva, coordenando toda a parte de eventos e novos negócios.
FOLHA: Como foi a diversificação das atividades da empresa?
KARIM: A partir do sucesso da revista Voto no Rio Grande do Sul a empresa passou a trabalhar com outras verticais. Começamos sendo um veículo de comunicação: a Revista Voto que hoje significa o nosso cartão postal, praticamente a nossa plataforma de conteúdo que foi potencializada também pelas redes sociais. A partir da revista tivemos a demanda por parte dos clientes de ter uma vertical de relacionamento institucional e governamental e foi assim que nasceu o ciclo de eventos Brasil de Ideias: são reuniões-almoço mensais que aconteceu durante nove anos todos os meses em Porto Alegre e que há cinco anos passou a acontecer de forma bimestral no Rio de Janeiro e há dois está ocorrendo em SP.
FOLHA: Como está hoje o Grupo Voto?
KARIM: Hoje o Grupo abrange três pilares: o desenvolvimento de conteúdo, que é a Revista Voto e redes sociais; o de eventos, onde estabelecemos as relações institucionais e governamentais, sempre fomentando a saudável comunicação entre os setores público e privado, levando aos eventos os principais líderes políticos do país e as principais lideranças empresariais. E uma terceira vertical, uma Agência de Comunicação Corporativa que atende as empresas em qualquer demanda que precisarem na área de Comunicação, seja ela institucional, gestão de crise, marketing. Temos um braço muito forte hoje, onde nossa atuação maior é em Brasília. A sede do Grupo Voto continua em POA, mas hoje temos uma filial em Brasília e há dois anos chegamos em SP, onde moro com toda a minha família e onde fica toda a parte administrativa, institucional e comercial do Grupo Voto.
FOLHA: Recentemente realizaste um evento de âmbito nacional em que estiveram presentes o presidente da República e seis Ministros de Estado. Que evento foi este?
KARIM: O evento do dia 25 de novembro, em São Paulo, faz parte do calendário anual do Grupo Voto, porque além do Brasil de Ideias mensal, nós temos um evento de encerramento do ano que se chama Um Brinde à Democracia. Esta é a primeira vez que acontece em São Paulo, onde sempre convidamos algumas das principais autoridades políticas do ano para um brinde com os principais líderes empresariais. Foi um momento muito emocionante, porque, pelo que se soube, em São Paulo é difícil reunir um presidente e seis ministros de uma só vez em um evento deste porte, como aconteceu conosco. Em anos anteriores reunimos presidentes, como Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer, Lula, quando já era ex-presidente, presidentes do Congresso e empresários.

FAMÍLIA
Sobre o convívio com seus familiares em Santo Antônio, a empresária explica que esse relacionamento é mantido de forma permanente, tanto que, quando ela não pode vir ao município, é sua mãe, ou outros familiares quem a visitam em São Paulo. Ela destaca a importância de sempre estreitar os laços familiares, lembrando a imagem do avô João Marques de Moraes, figura histórica e política do município.

(São Paulo – SP, 25/11/2020) Presidente da República, Jair Bolsonaro posa para foto.Foto: Alan Santos/PR