Parceria entre AGRISAP, STR e FURG promove ações de prevenção e combate à Covid-19 | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Parceria entre AGRISAP, STR e FURG promove ações de prevenção e combate à Covid-19

Parceria entre AGRISAP, STR e FURG promove ações de prevenção e combate à Covid-19

Para ajudar a diminuir o impacto da alta demanda de antissépticos, professores, técnicos e alunos da FURG-SAP produziram 150 litros de álcool etílico glicerinado. A entrega foi realizada na AGRISAP e a distribuição do álcool faz parte de uma série de iniciativas de orientação aos agricultores e frequentadores das duas edições da feira (terças e sábados) com informações e medidas técnicas, para que todos consigam cumprir as normas estabelecidas pelos órgãos regulamentadores e os protocolos sanitários, o que permite uma maior prevenção e combate à Covid-19.
Em 2020, em função da pandemia, o grupo de professores, técnicos e alunos da FURG que integram o Grupo de Pesquisa em Qualidade e Segurança de Alimentos, começou a desenvolver algumas ações voltadas para conter a Covid-19, em função da aprovação de projetos dentro do Edital de Fomento de Ações de Extensão Universitária.
Com os projetos “Auxílio técnico para adequação das Boas Práticas de Fabricação nas agroindústrias familiares de Santo Antônio da Patrulha para conter a Covid-19”, sob a coordenação da professora Fernanda Pagnussatt, “Uso de ferramentas de qualidade em planos de contingência da Covid-19 nas agroindústrias familiares de Santo Antônio da Patrulha/RS”, coordenado pela prof. Itiara Veiga e o projeto “Produção de álcool glicerinado para auxílio no combate à pandemia da Covid-19”, coordenado pela técnica Márcia Kurz, uma série de ações voltadas para atender as demandas dos agricultores familiares da AGRISAP e de seus clientes foram realizadas.
Inicialmente, através de um questionário, o grupo da FURG realizou um levantamento sobre o perfil de comportamento dos agricultores familiares e clientes da feira, em relação às medidas de controle que foram adotadas em função da pandemia. O mapeamento da feira também foi realizado e com isso o grupo fez algumas sugestões de melhorias e adaptações. Também foram realizados oito programas de rádio, com a divulgação de orientações higiênico-sanitárias para a população local, contribuindo com medidas simples e que possam auxiliar para o controle da doença.
Desde o ano de 2010, os agricultores familiares vinculados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha contam com o auxílio técnico da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, que atua em uma parceria no sentido de contribuir com o fortalecimento e a expansão do setor agroindustrial que vem se destacando como uma das principais fontes de renda de muitas famílias da região.

Texto e foto: Rodrigo Portal