Novo teste para Covid-19 será feito pelo Hospital Santo Antônio da Patrulha | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Novo teste para Covid-19 será feito pelo Hospital Santo Antônio da Patrulha

Um novo teste para a Covid-19, que tem maior eficiência do que o popular Teste Rápido, será realizado pelo Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Santo Antônio da Patrulha da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
O biomédico Matheus Guedes Duarte, habilitado em patologia clínica e biologia molecular e mestre em Biologia Celular e Molecular aplicada à saúde, atua como analista clínico e responsável técnico no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Santo Antônio da Patrulha fala sobre a importância desse procedimento. De acordo com ele, os dados epidemiológicos de vários países têm demonstrado que a testagem em massa da população é extremamente fundamental e necessária no combate à Covid-19, permitindo que dessa maneira se possa fazer a identificação dos portadores positivos do vírus, sintomáticos ou não, devendo a partir dessas testagens em massa, ficar em isolamento social. “Isso nos ajuda muito por se tratar de uma ferramenta de prevenção que está alinhada com a higienização constante das mãos e ao uso de máscaras”, salienta o biomédico.
Matheus Duarte explica que neste contexto, a Santa Casa vai disponibilizar à comunidade um novo teste, que vem a ser uma alternativa ao teste rápido e ao RT-PCR, mais conhecido como PCR, que é referência mundial para detectar os casos ativos da Covid-19 e que já são ofertados pelo nosso laboratório de análises clínicas.
“O chamado RT Lamp é um método que utiliza apenas um swab para coleta nasofaringe. A precisão dos dois tipos de testes, RT Lamp e RT PCR, é bem semelhante, também detectando a presença do material genético dos vírus”, relata o biomédico, frisando que com o teste de RT Lamp a comunidade de Santo Antônio da Patrulha e do litoral gaúcho terão à disposição uma outra opção de testagem.
Para uma melhor compreensão desse método, o biomédico explica que o teste RT Lamp, assim como o teste RT PCR, é diferente dos chamados testes rápidos, que são aqueles que pretendem detectar anticorpos contra o novo Coronavírus em cerca de 15 a 20 minutos e são normalmente vendidos nas farmácias e até em laboratórios.
“Os testes rápidos não servem para diagnosticar a Covid-19, nem para definir os casos que são assintomáticos, apenas identificando se a pessoa possui algum anticorpo sem definir em que momento ela foi infectada. Além disso, nem todos os testes rápidos têm uma certa avaliação técnica em laboratórios de análises clínicas, principalmente os ofertados em outras redes de serviços, que não sejam nos de análises clínicas o que pode contribuir muito para o aumento dos chamados falsos negativos ou falsos positivos”, adianta o biomédico.
Esclarece ele que “isso vale como um alerta porque geralmente entre o segundo e sétimo dia após o contágio é que aumenta o risco de transmissão do Coronavírus, reforçando-se assim a necessidade de realização de testes logo após a contaminação assim que os primeiros sintomas são percebidos”.
“O LAMP é eficaz, e atualmente está sendo utilizando no Hospital Santo Antônio da Patrulha como opção em pacientes internados sem custo adicional, assim agilizando os nossos fluxos internos e também o nosso diagnóstico”, relata o dr. Matheus Guedes Duarte.
COMO PROCEDER
A coleta será de segunda a sexta-feira, sempre no final da manhã e no período da tarde, perante marcação ou agendamento através do telefone 3662-7640.
Segundo Dr. Joaquim Dellamora, Diretor Técnico do Hospital de Santo Antônio da Patrulha, o teste de LAMP é uma nova forma de detecção do Covid-19, uma vez que sua especificidade e sensibilidade são intermediários entre o teste rápido e o PCR. É uma técnica diferente do PCR, que ainda é o padrão ouro para detecção do vírus.