Ministério Público Eleitoral orienta eleitores | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Ministério Público Eleitoral orienta eleitores

Ministério Público Eleitoral orienta eleitores

ministerio-publico-2

O Ministério Público Eleitoral orienta que os eleitores escolham seus candidatos após uma avaliação criteriosa de seu histórico e de suas propostas. Candidatos com campanhas eleitorais muito caras, ou que prometam bens e favores aos eleitores, não respeitam a legislação eleitoral, nem a democracia.
Atualmente há ferramentas que permitem que os eleitores acompanhem a prestação de contas do candidato, com o fim de verificar seus bens e os recursos empregados na campanha eleitoral. Tais informações podem ser acessadas no sítio do Tribunal Superior Eleitoral através da Ferramenta Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, acessível no site http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/divulgacao-de-candidaturas-e-contas-eleitorais.
Ademais, os eleitores também podem fiscalizar a realização das campanhas, encaminhando denúncias de compra de votos, exercício de boca-de-urna e de transporte de eleitores ao Ministério Público, dentre outras irregularidades. Tais denúncias podem ser feitas através da ferramenta Pardal Eleitoral, acessível no site https://apps.tre-es.jus.br/pardal/public/inicial.jsf. Tal ferramenta também pode ser baixada no celular do eleitor, que pode fazer vídeos e tirar fotos das irregularidades e encaminhá-las ao Ministério Público.
Também são irregulares as menções a pesquisas eleitorais que não estejam registradas na Justiça Eleitoral. Aquele que se utiliza desse tipo de propaganda, além de tentar iludir o eleitor, pratica infração eleitoral.
Por fim, o Ministério Público destaca que constitui crime não apenas a compra de votos, como também a sua venda.
Durante toda a semana, o Ministério Público realizará a fiscalização da campanha, intensificando-a nas vésperas do pleito, para que tudo transcorra dentro da normalidade.

JUÍZA PEDE SERENIDADE

A Juíza Eleitoral convida a todos para que tenham calma, especialmente no dia das eleições para que não criem conflitos que venham a gerar futuros processos.
“Tenho a consciência de que as eleições municipais são mais acirradas pela proximidade do eleitor com o candidato. No entanto, a tranquilidade trará a melhor escolha pelo eleitor, especialmente para que no caso do candidato se eleger, o eleitor possa cobrá-lo sobre as promessas eleitorais”, finaliza a dra. Sandra Regina Moreira.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.