Milhares de peregrinos na romaria de Nossa Senhora das Lágrimas | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Milhares de peregrinos na romaria de Nossa Senhora das Lágrimas

Milhares de peregrinos na romaria de Nossa Senhora das Lágrimas

Muitos peregrinos subiram ao Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas entre quarta-feira e domingo (22/02) para agradecer ou pedir graças à Virgem. A peregrinação encerrou-se domingo à tarde com missa solene seguida de procissão.

Mesmo os períodos de mau tempo não conseguiram afastar as centenas de peregrinos que fizeram o trajeto de 23 km a pé, como ocorre há mais de 20 anos.

Missas e bênçãos da saúde ocorreram, com celebrações feitas por treze padres, incluindo o bispo diocesano, dom Jaime Kohl.

A prefeitura de Caraá promoveu uma melhoria na estrada que vai até a localidade, mas cujo trabalho terminou em parte sendo prejudicado pelas chuvas. Mesmo assim, o afluxo foi considerado muito grande, com os organizadores calculando em cerca de 30 mil, o número de pessoas na peregrinação deste ano.

Conforme tem sido observado pelo pároco de Caraá, Pe. Eder Matos, nos últimos anos, os peregrinos preferiram ir ao Santuário no sábado, especialmente entre a tarde e a noite, o que se comprova pelo extraordinário número de romeiros, no interior do Santuário.

Também, na noite de sábado, a procissão das velas foi um dos atos que emocionou Pe. Eder, além da consagração das famílias a Nossa Senhora, onde muita gente chorou. O encerramento da noite com um show pirotécnico foi, também, um espetáculo colorido que causou muita emoção aos peregrinos.

Pessoas de todas as idades formaram filas aguardando, com paciência, a oportunidade de chegar junto à imagem, tocá-la e levar fitas de recordação, ou então, deixar valores como agradecimento por graças alcançadas.

Um dos fiéis é Tolentino Teixeira (70 anos), que mora próximo ao Santuário, mas vem sempre com a esposa desde que dona Marlene, ao alcançar uma graça, foi a pé e, a partir de então, anualmente, o casal sempre se faz presente.

Na periferia do Santuário, mesmo com o solo encharcado pela chuva da véspera, dezenas de romeiros aproveitaram para acampar.

O salão aberto, que fica ao lado da igreja, foi totalmente remodelado, com o anterior sendo demolido levando mais conforto aos peregrinos na hora das refeições.

A empresa Sudeste realizou transporte de passageiros tanto na ida como na volta.

Além disso, houve, pelo menos, dois problemas enfrentados pelos romeiros que foram a pé ao Santuário: a alta velocidade de motoristas que não tem a menor consideração para com os caminhantes e os gracejos dirigidos por quem vai à romaria simplesmente pelo prazer do passeio.

A Brigada Militar reforçou o policiamento para dar mais garantia aos fiéis e esse trabalho surtiu efeitos positivos junto aos peregrinos. A determinação do comando da Brigada, em Santo Antônio, foi de encontro ao apelo de muitas pessoas que pediram mais segurança durante a caminhada.

Romaria 4 Romaria 2 Romaria 3

 

TEXTO: Hermógenes Silveira  FOTOS: Glória Terra e Hermógenes Silveira



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.