Vai ser nesse sábado (03) a 60ª edição do Baile do Arroz, tradicional promoção do Clube Recreativo Patrulhense.
Evento que reúne a classe arrozeira do município e região, o baile terá como destaques, a coroação da Rainha deste ano, Rita de Cássia Lopes Barcelos que substitui Melina Fraga Guimarães, soberana de 2015 e a homenagem ao arrozeiro destaque, sendo escolhido, representando a classe arrozeira, o orizicultor Juca Barcelos. Na parte musical estará o conjunto Entre Nós, de Diogo Barcelos, que é irmão da rainha deste ano. O buffet estará a cargo de San’dea e o traje será Alto Esporte. O casal-presidente Sérgio e Maria Deniza Tedesco Schmitt convidam para esse tradicional evento social do Clube Patrulhense.
A FOLHA PATRULHENSE conversa com a Rainha deste ano, Rita Barcelos:
1. O que representa para ti, ser a rainha de um evento que representa uma categoria tão importante como a dos arrozeiros?
É uma grande honra participar deste evento que homenageia e contempla de forma tão especial esta categoria, que é essencial na vida do povo brasileiro. Minha família possui muitos membros que trabalham na atividade orizícola, então é um orgulho poder representá-los.
2. Como vês a expansão da lavoura orizícola em Santo Antônio e região?
Nossa região possui a tradição da cultura orizícola a muitas décadas, e vejo que esta atividade se perpetua através das gerações, na qual o pai passa seu conhecimento ao filho, e assim sucessivamente. A expansão da lavoura orizícola está em pleno desenvolvimento, devido a fatores como tecnologia avançada e modernidade em várias áreas do setor, aliado a garra e ao espírito empreendedor do arrozeiro.
3. O arroz é um dos principais sustentáculos econômicos da atualidade. Essa visão continua sendo vista dessa forma?
Tratando-se de um alimento que está arraigado na cultura brasileira, acredito que sim. O arroz tem uma representação muito significativa no contexto econômico da nossa região, que é uma das principais precursoras do grão top, isto é, de suprema qualidade. Este cereal, juntamente com o feijão, é o prato mais consumido do Brasil, pois é rico em nutrientes, e de fácil aquisição.
4. 60 anos de um evento como o Baile do Arroz. Para o clube o que isso representa?
60 anos desse evento significa um marco importante em nossa cultura, uma tradição do Clube Recreativo Patrulhense, que enriquece nossa terra e destaca pessoas desbravadoras que contribuem cada vez mais para a história e a economia de nosso município.
5. Alguma outra consideração de tua parte?
Que o setor orizícola se una mais uns aos outros, compartilhando ideias e experiências, passadas de geração em geração. Por fim, gostaria de agradecer o apoio e carinho da minha família e também da Diretoria do Clube, que está me auxiliando de forma especial para a realização deste sonho.