Idosos de asilo participam de campanha de Natal | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Idosos de asilo participam de campanha de Natal

Idosos de asilo participam de campanha de Natal

Os idosos do Lar Oscar Vargas posaram para as lentes de Ane Ramos contendo um pedido. Essa atitude chamou a atenção de todos no Facebook e a Folha Patrulhense conversou um pouquinho com os responsáveis dessa Campanha de Natal para saber mais detalhes.
Folha Patrulhense: De onde surgiu a iniciativa?
Ane Ramos: O ano de 2016 foi um ano muito especial pra mim, e eu vinha pensando em uma forma de dividir as graças recebidas com outras pessoas. Em novembro, eu e o Gui Vargas, sentamos para pensar numa campanha de marketing para as nossas páginas do Facebook, como todos fazem no final do ano. Foi aí que, passando os olhos pelo Facebook, nos deparamos com essa campanha de natal que vem sendo feita com idosos em várias cidades do Brasil. Nessa hora mudamos imediatamente o foco e decidimos que divulgaríamos a nossa arte, mas apontaríamos os holofotes para outra causa. Unimos o útil à coisa mais agradável de 2016, que está sendo essa campanha. As fotos foram compartilhadas e os idosos apadrinhados.
Folha: Este projeto irá beneficiar apenas o Asilo Luzia Catarina?
Ane: Nós escolhemos o Asilo Luzia Catarina/Lar Oscar Vargas, porque acredito que seja o único da cidade que não é particular e está com a capacidade máxima de idosos. De qualquer forma, ainda estamos recolhendo os presentes dos apadrinhados e os donativos para o asilo. Se todas as pessoas trouxeram o que assinaram, conseguiremos visitar outros lugares.
Folha: Como você se sente com este tipo de projeto?
Ane: Não tem como descrever em uma palavra como a gente se sente… É imensurável a satisfação que esse projeto nos trouxe. Desperta na gente um tipo de sentimento que eu ainda não conhecia: A alegria de poder proporcionar um sorriso pra alguém. A gratidão de saber que podemos contar com o próximo, como as pessoas da nossa comunidade. A satisfação de ver um projeto feito com tanto carinho, sendo apoiado, compartilhado e executado com êxito. Sinto-me feliz e estimulada a fazer outras ações como essa.
Folha: Quantos idosos serão abrangidos nesse projeto?
Ane: O Lar Oscar Vargar/Asilo Luzia Catarina, tem 27 idosos. Esses, sem dúvida, receberão seus presentes de natal. Mas se Deus quiser, conseguiremos contemplar muito mais. Só não podemos prometer, antes de receber as doações. Alguns idosos foram apadrinhados diversas vezes. Como diz o ditado: “fazer o bem, sem olhar a quem”, faremos uma triagem pra que uma pessoa não receba 10 barras de chocolate e a outra 10 camisetas, por exemplo. E para levarmos algo a outros idosos.
Folha: Como foi o procedimento para que o idoso fosse apadrinhado?
Ane: Fotografei os 27 idosos com um quadro branco, onde estava escrito o que cada um gostaria de ganhar. Publicamos um álbum nas páginas Ane Ramos e Gui Vargas, com essas fotos. Dois dias depois, esse álbum havia sido compartilhado quase 900 vezes. Cada pessoa comentava abaixo da foto, deixando assim o registro e a oferta de apadrinhamento. Mas a coisa foi bem além… Muitas pessoas nos procuraram para prestar outros serviços, como: corte de cabelo, maquiagem, Papai Noel e Mamãe Noela, doar doces e salgados para o dia da entrega, enfim… Muita generosidade envolvida. O asilo recebeu ofertas de móveis e eletrodomésticos, inclusive de pessoas de outras cidades. Nosso projeto teve um alcance bem maior do que imaginávamos! Uma grata surpresa!
Folha: Quem faz parte dessa parceria?
Ane: Bom, eu e o Gui projetamos essa campanha num final de semana e ligamos na mesma hora para Sônia Muller (administradora do asilo) que recebeu com entusiasmo e emoção a nossa proposta. Foi a primeira parceria. Na segunda-feira seguinte, recebemos a ligação da Tainara e da Sandreli, representando o Rotaract. Eles também viram a campanha na internet, e ao procurar a Sônia, nós já havíamos ligado. Melhor notícia não poderíamos ter. Agora tínhamos o respaldo e a parceria de um grupo de jovens experientes no engajamento com as causas sociais. Eles já haviam sentindo outras vezes, esse sentimento que pra mim é novo. Além disso, fomos procurados pelo pessoal do Espaço Soma, do Los Paleteros, e de muitas pessoas da iniciativa privada, que só querem ajudar. Consideramos parceiros todos aqueles que presentearem um idoso, ou fizerem doações ao asilo. Não faríamos nada disso sozinhos.
Aproveito a oportunidade para divulgar a data da entrega dos presentes: será no dia 23 de dezembro, sexta-feira, a partir das 17h. Os presentes serão entregues pelo Papai Noel e aceitamos voluntários para cantar e tocar para eles. A festinha será aberta para quem quiser participar da entrega. A organização do evento está sendo feita pelos voluntários do Rotaract. Interessados em ajudar com salgadinhos, doces, atrações, entrem em contato pela página do Rotaract no Facebook.
Para fazer doações, podem deixar com os voluntários do Rotaract, com o Gui Vargas, na casa do Dr. Nicanor ou comigo na Rua Bahia, 07 (em frente à loja Edinho Motos) na Av. Porto Emerim.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.