Hospital Santo Antônio da Patrulha da Santa Casa de Misericórdia inicia campanha Setembro Amarelo | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Hospital Santo Antônio da Patrulha da Santa Casa de Misericórdia inicia campanha Setembro Amarelo

Hospital Santo Antônio da Patrulha da Santa Casa de Misericórdia inicia campanha Setembro Amarelo

O Hospital Santo Antônio da Patrulha da Santa Casa de Misericórdia deu início oficialmente nesta terça-feira (08), ao Setembro Amarelo, que ficou conhecido como o da prevenção ao suicídio.
Os colaboradores do Hospital, vestindo camisetas amarelas, soltaram balões amarelos na frente daquela Casa de Saúde, num gesto simbólico de libertação dos traumas que acometem àquelas pessoas que buscam colocar um termo à vida, quando entendem que nada mais é possível. A diretora técnica dra. Márcia Müller em entrevista, lembrou que os números no Brasil e no mundo são cada vez maiores por conta do uso de drogas, álcool, depressão, crise financeira, pandemia e por conta também de outras doenças pelas quais as pessoas não tenham buscado o necessário atendimento. A campanha se desenvolverá até o dia 16 com palestras para as equipes. Destaca aquela médica que se trata de um tema muito importante e que deve ser abordado nas escolas, Igrejas, cultos, postos de saúde, CAPS, “porque, quando alguém chega ao ponto de cometer um ato desses, indo parar na emergência do hospital, ou tendo conseguido por fim a sua vida, é porque todas as outras tentativas, seja com a família, escola, posto de saúde, falharam”, afirma a médica. “Temos que estar atentos a isso, porque a vida é o nosso maior presente e o nosso maior bem, e muitas vezes as pessoas acabam não encontrando alternativas para solucionar seus problemas, terminando por colocar um fim à sua própria vida”, enfatiza a dra. Márcia Müller. Ela orienta às pessoas que busquem ajuda, seja nos veículos de orientação do município, seja nos canais de prevenção,seja na escola, com os médicos do seu trabalho para se expressar.
EQUIPE DE ATENDIMENTO
No Hospital Santo Antônio da Patrulha da Santa Casa de Misericórdia existe uma equipe de atendimento de saúde mental que está preparada para diagnosticar o que está acontecendo com o paciente.
Os pacientes confeccionaram, inclusive, o símbolo da campanha, que é o Girassol simbolizado pela flor que lhe dá o nome. Explica a médica que existem outros veículos afora a emergência do hospital que podem ajudar a quem precisa, como oposto de saúde, o médico pessoal, a visita domiciliar, a enfermeira, o psicólogo e o psiquiatra. A Unidade de Saúde Mental do hospital atende SUS, convênios e particulares. “Possuímos 20 leitos de saúde mental e temos, sim, pacientes internados por conta das tentativas de suicídio. Ao agradecer o apoio da Folha Patrulhense e da Rádio Itapuí nestas campanhas, a diretora técnica do Hospital destaca que essa parceria tem sido constante nos últimos três anos. E para encerrar a entrevista, a dra. Márcia Müller faz um apelo: “Conte conosco. A vida é nosso maior presente”!