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Hospital alerta para a necessidade de comunicação prévia em caso de não comparecimento em consultas e cirurgias

Hospital alerta para a necessidade de comunicação prévia em caso de não comparecimento em consultas e cirurgias

A desistência ou a impossibilidade de comparecer em consultas ambulatoriais e em procedimentos cirúrgicos são situações frequentes que afetam a maioria dos hospitais, incluindo o Hospital Santo Antônio da Patrulha (HSAP), da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
A enfermeira Rafaela Cheruti, supervisora do ambulatório do HSAP, explica que a ida do paciente para a cirurgia que está previamente agendada é de extrema importância. “Caso não seja possível o comparecimento, solicitamos que o paciente ou familiar entre em contato com o hospital entre 24 e 48 horas de antecedência, para, assim, termos tempo hábil para agendamento de outro paciente que está, muitas vezes, aguardando há muito tempo em fila de espera”, completa.
Responsável pelo Núcleo Interno de Regulação, a técnica de Enfermagem Raquel Silveira realiza o agendamento de cirurgias oftalmológicas para a região do Litoral Norte, e, por emendas parlamentares, as cirurgias traumatológicas, ligaduras tubárias e vasectomia. A profissional explica como funciona o trâmite: “A pessoa vai ao ambulatório levando os papéis, onde consta o pedido do médico para a cirurgia, portando consigo os exames pré-operatórios. Depois, o paciente entra em uma fila de espera única e, conforme a liberação de horários é realizado o agendamento cirúrgico”. Após esta fase, o médico se disponibiliza para estar no hospital para um determinado número de procedimentos cirúrgicos, a equipe de Enfermagem fica disponível para a realização dos mesmos, juntamente com todo o suporte necessário para realização segurança destes procedimentos. “Ou seja, uma série de pessoas, estruturas e materiais ficam à disposição deste paciente”, finaliza Raquel.
Portanto, o hospital solicita que os pacientes sempre entrem em contato quando, por qualquer motivo, não puderem comparecer ao que foi previamente agendado. O contato deve ser realizado pelo telefone 3662-7600, ou solicitar à Secretaria de Saúde do seu município para que este contato seja realizado, tornando, assim, a possibilidade de substituição de paciente em tempo hábil.




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