Grupo de estudos do Perfil Socioeconômico de Santo Antônio da Patrulha visita o Instituto Canoas XXI | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Grupo de estudos do Perfil Socioeconômico de Santo Antônio da Patrulha visita o Instituto Canoas XXI

Grupo de estudos do Perfil Socioeconômico de Santo Antônio da Patrulha visita o Instituto Canoas XXI

O grupo de estudos sobre o Perfil Socioeconômico do Município esteve na sexta-feira, 29, em Canoas, para conhecer a estrutura e funcionamento do Observatório de Canoas, sendo este, uma das atribuições da Diretoria de Estudos e Pesquisas do Instituto Canoas XXI.
O encontro ocorreu na sala de reuniões do Instituto, onde o grupo foi recebido pelo Presidente, Senhor Celso Pitol, as colaboradoras Sônia Rosa e Cristina Tietz, e o Diretor de Cadastro Técnico e geoprocessamento do Instituto Canoas XXI, Daniel Colvara Nunes. Segundo Pitol, a instituição tem por objetivo promover o planejamento estratégico das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico do município e o seu ordenamento territorial. Tem como uma das principais atribuições: desenvolver, implementar e gerenciar ferramentas de suporte à decisão político-administrativa, nas diversas áreas concernentes à gestão urbana do município de Canoas.
Destacam-se como ações do Instituto: Escola de Gestão e Cidadania, Observatório de Canoas, Canoas em Dados, GeoCanoas e Cursos à distância EAD. De acordo com eles, hoje o Instituto é referência em base de dados do município, com todas as informações de geometria, área do município, base cartográfica e geoprocessamento, e subsidia com esses dados todas as secretarias da Prefeitura de Canoas.
Frutos do trabalho e da credibilidade do Instituto estão o Programa Cidades Sustentáveis: um conjunto de indicadores de sustentabilidade urbana; projeto Estado da Cidade – Um Retrato de Canoas: ferramenta com o intuito de demonstrar, através de um banco de indicadores, o processo evolutivo do Município de Canoas nos âmbitos socioeconômico e territorial; A publicação Canoas em Dados: fornece informações para o conhecimento da realidade geográfica, socioeconômica e cultural do município de Canoas, bem como a sua história; Plano Diretor Urbano Ambiental – PDUA 2015; Plano Diretor Cicloviário; O portal GeoCanoas; Carta de Serviços ao Cidadão; O Congresso da Cidade: planejamento de Canoas para os próximos 10 anos; Plano de Metas: estruturado com 10 programas e ações para a gestão municipal; e o projeto do Aeromóvel que está em andamento.
O objetivo desta visita foi de buscar referências para a construção de um Observatório Socioeconômico para Santo Antônio da Patrulha. Um projeto idealizado pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG em parceria com a Prefeitura Municipal e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.