Os postos de abastecimento de todo o Brasil têm permissão da ANP para vender um novo tipo de combustível: a gasolina formulada.
Trata-se de um subproduto do petróleo, muito mais barato e, por ser mais leve, rende 15% menos do que a gasolina comum. No entanto, os postos são obrigados a informar ao consumidor sobre o tipo de gasolina que estão colocando no tanque, além do que, ela deveria ser vendida mais barata. Caso não informem, poderão incorrer em multa que varia de R$ 400,00 até seis milhões de reais. Alguns mecânicos afirmam que esse produto pode causar problemas ao motor que começa a falhar.
Conforme o Procon, o motorista tem o direito de ser informado a respeito dessa novidade para não pagar mais por um produto que custa menos.
Um empresário ouvido pela reportagem explica que o composto é feito pela combinação de cerca de 200 solventes e “se aproxima” da composição molecular da gasolina comum, derivada do petróleo. Além de render 15% menos, a “formulada” pode causar danos aos veículos. Essa gasolina entope bicos injetores e o uso prolongado pode levar a problemas mais graves, e mais caros. Há diferença sobre o prejuízo que a formulada pode causar aos veículos. Para os mecânicos, dependendo dos solventes que compõem a gasolina, as peças que entram em contato com ela e que são de plástico ou borracha podem rapidamente se deteriorar. Outro ponto de atenção é quanto aos resíduos que acabam ficando nas velas e nos bicos injetores do carro. Ele pode causar mau funcionamento das peças, o que ajuda a consumir ainda mais combustível quando a gasolina formulada é utilizada.
Em Santo Antônio não há informações concretas de que algum posto esteja comercializando esse tipo de produto. O consumidor poderá avaliar isso, caso seu carro comece a apresentar problemas como os descritos anteriormente.
Gasolina formulada: Você conhece esse produto?
fev 10, 2018Administrador FalconSto Antônio

Notícia AnteriorAutor de "Contos do Entardecer" entrega exemplares às escolas infantis
Próxima NotíciaCarnaval 2018: 60 anos de folia a partir de amanhã
Administrador Falcon
A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.
+ Notícias
-
Banda paulista toca pela primeira vez no RS
-
Feriado Farroupilha deve levar 70 mil veículos ao litoral pela Freeway
-
Vereador pede a inclusão de profissionais da educação na lista prioritária da vacinação contra a COVID-19
-
Saúde confirma 32 novos casos de Covid, a maioria de pessoas até 50 anos de idade
-
Padre e prefeito apelam para que ninguém vá ao Santuário devido à pandemia