Fernando Lauck fala sobre datas comemorativas de Santo Antônio | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Fernando Lauck fala sobre datas comemorativas de Santo Antônio

Fernando Lauck fala sobre datas comemorativas de Santo Antônio

Nessa segunda-feira, 13 de junho, comemoramos a data do Padroeiro do Município, sendo feriado municipal. Para esta edição procuramos o Historiador Fernando Lauck para falar sobre as datas comemorativas do município e a razão de existirem quatro referências.

1. Qual a data real do aniversário do município e o que motiva essas dúvidas?
Se considerarmos a palavra MUNICÍPIO, a data é 03 de abril de 1811, mas se a pergunta for qual a data de aniversário de Santo Antônio da Patrulha, podemos considerar que é 31 de agosto de 1760. Um local, um povoado, um aglomerado de casas que se formou próximo à capela fundada pelo casal Inácio e Margarida foi o que determinou o nome da localidade. Mas o que motiva essa dúvida é a comparação que se costuma fazer com relação à idade dos demais municípios. Porto Alegre, por exemplo, comemora a data de sua formação, assim como Gravataí e muitos outros municípios. Aqui em Santo Antônio da Patrulha, as comemorações já foram em diferentes datas. Jornais da década de 1960 mencionam o aniversário do município que teria na ocasião mais de 200 anos. Também existe na Praça da Bandeira (João Marques de Moraes), uma placa em homenagem as comemorações dos 250 anos, em 1969.

2. Qual a razão dessa confusão sobre datas?
O que motiva essa dúvida é o processo que tivemos na compreensão da história do município. As primeiras pesquisas historiográficas são da década de 1960 quando alguns setores da comunidade passaram a ter envolvimento com a data de comemoração do aniversário de Santo Antônio da Patrulha. Na Lei nº 780 de 21 de agosto de 1961, em que o Brasão do Município foi criado, abaixo do escudo foram inseridas duas datas 1719-1809 fazendo referência à formação (povoamento) na primeira data e a criação na segunda data. Depois, na década de 1970, novas pesquisas determinaram que o povoamento de Santo Antônio da Patrulha desenvolveu-se com a fundação da capela curada em 31 de agosto de 1760 por Inácio José de Mendonça e Silva e Margarida Exaltação da Cruz, ligada a formação da guarda e a abertura da estrada real por Cristovão Pereira da Abreu no século XVIII. Mas uma revisão oficial de todos esses dados históricos só foram acontecer na década de 1990 com o Movimento Raízes. Com isso, se reconheceu como datas oficiais de Santo Antônio da Patrulha, os anos de 1760 (criação da capela) e 1811 (Instalação da Câmara de Vereadores).

3. Na tua opinião qual a data correta, então, para ser comemorada?
Não considero errado comemorar 03 de abril de 1811. Fomos educados com essa data e de fato é um data especial na história do Município. É importante lembrar que essa é uma das datas que nos dá a condição de ser um dos quatro primeiros municípios do Rio Grande do Sul. Mas a data de 31 de agosto de 1760 também é muito importante, afinal a nossa denominação “Santo Antônio” e o “da Patrulha” originaram-se na capela a qual o santo foi atribuído e a guarda instalada para tributar impostos sobre as cabeças de gado que eram levadas daqui para o centro do Brasil. Considero possível que possamos comemorar a data de 31 de agosto de 1760 como aniversário de Santo Antônio da Patrulha.

4. Que outras considerações gostarias de fazer?
Temos quatro datas de referência para a História de Santo Antônio. São elas:
31 de agosto de 1760 – Portaria Episcopal que instituiu a Capela Curada na sesmaria de Inácio José de Mendonça e Silva e Margarida Exaltação da Cruz. 08 de outubro de 1763 – Criação da Paróquia de Santo Antônio da Guarda Velha de Viamão. 07 de outubro de 1809 – Assinatura da provisão real que criou o MUNICÍPIO de Santo Antônio da Patrulha. 03 de abril de 1811 – Instalação do órgão oficial de governo (Câmara de Vereadores) com os poderes executivo, legislativo e judiciário para administrar o território de 34.184 km² do MUNICÍPIO de Santo Antônio da Patrulha.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.