“Este é um momento atípico com muitos sepultamentos” diz Coordenadora do cemitério municipal

A pandemia provocou um aumento no número de óbitos na maioria dos municípios, inclusive em Santo Antônio da Patrulha.
Conforme a coordenadora administrativa do cemitério municipal, que é ligado à Secretaria das Obras Públicas, Transporte e Segurança, Rosângela Terezinha dos Santos, “estamos vivendo um momento atípico em relação a ocupação do cemitério, pois, infelizmente, a Covid-19 elevou muito a demanda. Diante dessa realidade, estamos nos estruturando para atender às famílias ao mesmo tempo em que, quando possível, orientamos para ocupação em outros cemitérios do município”.
Neste ano houve vários sepultamentos, o que foge totalmente da normalidade.
Em janeiro, foram 21 óbitos, com uma média de um por dia. Em fevereiro foram 13 óbitos, também com uma média de um por dia. No mês de março ocorreram 34 mortes, a razão de duas por dia e este mês, até agora, foram oito óbitos, sendo a principal causa, a Covid-19.

NOVOS NICHOS

Prevendo-se o esgotamento da capacidade, está em pauta, conforme a coordenadora, através de processo licitatório, a construção de novos nichos em caráter emergencial, bem como o estudo e análise para construção de 30 sepulturas num espaço pequeno de solo disponível e a recuperação de nichos com problemas estruturais.
“Existe a possibilidade de sepultamento em outros cemitérios. No acolhimento das famílias sugere-se a possibilidade de sepultamento em outros cemitérios em que já tenham familiares sepultados”, afirma.

DE OUTROS MUNICÍPIOS

Está havendo o caso de sepultamentos de pessoas provenientes de outros municípios, geralmente dos que têm familiares em Santo Antônio. Assim em janeiro último, foram enterradas pessoas de Imbé, Caraá, Porto Alegre e Osório, em fevereiro Cachoeirinha e Osório e em março, de Porto Alegre, Imbé, Gravataí e Tramandaí.
Rosângela aproveita para agradecer ao Departamento de Meio Ambiente da Secretaria da Agricultura pela parceria existente e que possibilita a remoção de material do local, como plásticos, dentre outros.
Por fim, a coordenadora solicita a compreensão dos munícipes, e reitera o compromisso com o trabalho.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade