Estado vai aplicar mais de 520 mil doses de vacinas da CoronaVac, Oxford e Pfizer

O governo do Estado e os secretários municipais de saúde definiram, em reunião nesta segunda-feira (3), o destino das 523.154 doses de vacinas contra o coronavírus que o Rio Grande do Sul terá à disposição nesta semana, após novas remessas da CoronaVac, da vacina de Oxford e do imunizante da Pfizer.

Será o suficiente para terminar a vacinação em idosos de 60 e 61 anos, aplicar a segunda dose em 97% das pessoas que aguardam reforço da CoronaVac e avançar na imunização do grupo das comorbidades, atingindo pessoas com 40 anos ou mais que vivem com uma das 22 doenças crônicas elencadas pelo Ministério da Saúde.

Segundo a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, 57% do grupo das comorbidades será vacinado contra a covid-19 com os repasses desta semana – o grupo é constituído por pouco mais de 1 milhão de pessoas. O Rio Grande do Sul abriga 11,4 milhões de habitantes.

O grande avanço na campanha ocorrerá com 458.614 vacinas de Oxford/Fiocruz. Serão 359,7 mil para pessoas com comorbidades dos 40 aos 53 anos; 67,5 mil doses para gestantes e mulheres em até 45 dias de pós-parto (puérperas) maiores de 18 anos, independente de condições pré-existentes; e 31,4 mil pessoas de 40 a 54 anos com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Das 458,6 mil vacinas de Oxford, 413.750 doses chegaram na manhã desta segunda-feira e o restante pertence à remessa da semana passada.

Em meio à paralisação da aplicação de CoronaVac em 98% dos municípios gaúchos, todas as 31.780 doses da CoronaVac recebidas pelo governo do Estado no sábado (1º) serão destinadas à segunda dose de quem recebeu o imunizante há 28 dias ou mais.

O quantitativo deve ser suficiente para 97% das pessoas vacinadas com o lote entregue ao Rio Grande do Sul em 20 de março. As doses de CoronaVac, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), devem ser distribuídas às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde e a municípios próximos da capital até terça-feira (4).

A aplicação, pela primeira vez, da Pfizer/BioNTech será com 32.760 doses apenas ao grupo das comorbidades em Porto Alegre, sem oferta em outros municípios. O lote do imunizante chegará à capital gaúcha em voo previsto para aterrissar às 19h45min desta segunda-feira.

O Rio Grande do Sul lidera nacionalmente a vacinação contra a covid-19: foram aplicadas 2,27 milhões de doses, o suficiente para 19,89% dos gaúchos – 8,34% receberam o reforço.

Previsão da secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, é de que o Rio Grande do Sul vacine, até o fim de maio, todo o grupo das comorbidades.

— Com as novas doses da AstraZeneca, vamos conseguir avançar bastante nas comorbidades, chegando até a fase 2 desse grupo e vacinando mais da metade do público total estimado, que é de pouco mais de 1 milhão de pessoas no RS. Nossa expectativa é vacinar todas as comorbidades ainda em maio — afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.Porto Alegre ampliou, nesta segunda-feira, a vacinação contra o coronavírus e passou a incluir pessoas com comorbidades entre os 58 e 59 anos.

Quem vem depois?

Ainda será preciso vacinar 43% do grupo das comorbidades restantes no Rio Grande do Sul. Conforme o Plano Estadual de Vacinação, a seguir entram 1.787 pessoas em situação de rua, 38.850 pessoas privadas de liberdade, 4.881 funcionários do sistema de privação de liberdade e só então chega a vez dos profissionais da educação.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade