Estado e Santa Casa renovam por mais um ano, contrato para gestão do HSAP

Está renovado por mais um ano, o contrato entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Santa Casa de Misericórdia para a gestão do Hospital Santo Antônio da Patrulha por mais um ano.
O Termo Aditivo Nº 10 Contrato: 2017/021179 estabelece que o Aditivo “tem por objeto estabelecer as bases da relação entre as partes integrar o HOSPITAL no Sistema Único de Saúde – SUS e definir a sua inserção na rede regionalizada e hierarquizada de ações e serviços de saúde, visando à garantia da atenção integral à saúde, a serem prestados a usuários do Sistema Único de Saúde que deles necessitem”. O Aditivo foi celebrado em 29/03/2021, entre o Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Saúde e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Hospital Santo Antônio da Patrulha. O contrato foi renovado até o dia 30 de março de 2022, para a prestação de serviços técnico-profissionais especializados à população do SUS no município de Santo Antônio da Patrulha. O presente aditivo tem o valor de R$ 9.237.443,28 .
REPERCUSSÃO
O prefeito municipal Rodrigo Massulo disse que já confirmou à Provedoria da Santa Casa de que o contrato com o Município também será renovado em maio, conforme estava já anteriormente previsto.
Massulo disse textualmente: “Estamos muito felizes pelo entendimento entre o Estado e a Santa Casa, pois sinaliza a permanência da instituição em nosso município. Esse era um desejo nosso que se concretiza agora, no início da gestão. A partir desse momento, vamos seguir trabalhando para que ele possa, cada vez mais, ampliar os seus serviços à comunidade”.
Já o vice-prefeito Marcelo Gaúcho assim se pronunciou a respeito da renovação do contrato entre Estado e a Santa Casa:
“Isso representa esperança por dias melhores. Temos um compromisso firmado na campanha, de que lutaríamos pela permanência da Santa Casa em Santo Antônio da Patrulha. Isso é de extrema importância para a população que acreditou na gente. Mas nosso trabalho não para, seguiremos, como já temos feito, buscando outras formas para melhorar o nosso hospital”.

ADMINISTRAÇÃO
A Coordenadora Técnica e Administrativa do Hospital Santo Antônio da Patrulha Rúbia Wingert afirma que a renovação do contrato da Santa Casa com o Estado reafirma o seu compromisso com a população patrulhense. “Seguiremos com a missão da Santa Casa que é proporcionar ações de saúde a pessoas de todas as classes sociais, fundamentadas em excelência organizacional. Seguida dos valores de ética, misericórdia, equidade, humanismo, credibilidade e pioneirismo e buscando preservar a memória, entender o presente e construir o futuro”.

ACISAP
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços, Paulo José de Moraes Barros disse que “na visão de usuário do hospital foi uma parceria muito bem acertada possibilitando ao cidadão patrulhense utilizar cada vez mais, os serviços do nosso hospital”.
Num ponto de vista mais crítico, o presidente da ACISAP disse que essa decisão comprova como a não interferência do poder público na gestão da saúde só dá certo. “Transferir a gestão para a Santa Casa só melhorou o nosso hospital. O Estado, em alguns segmentos, é ineficiente. Ele não pode gerir algumas coisas e isso em Santo Antônio está comprovado. A saúde tem que ser gerida por uma entidade, no caso a Santa Casa que esteja focada e na matéria que é a saúde. Achei muito boa essa renovação e que venha para ficar ainda por mais anos”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade