Domingo tem festa da banana em Evaristo | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Domingo tem festa da banana em Evaristo

Domingo tem festa da banana em Evaristo

Vai ser nesse domingo (23) a Festa Municipal da Banana. Surgida há 27 anos, ela é realizada na localidade de Evaristo, sempre contando com a organização de uma equipe, da Emater, Prefeitura e com o apoio dos festeiros, da comunidade, veículos de Comunicação, inclusive a FOLHA PATRULHENSE e do Pe. Ozéias Vieira. São festeiros este ano Guilherme Koch, Roseli Dias da Silva, Ivan Gomes dos Santos, Osmarina dos Santos, Laerte de Jesus Freiberguer, Ana Maria Gomes da Silva, João Domingos e Elizangela Regina de Oliveira.
A programação começa às 10 horas na igreja com aberturas oficial que contará com as presença de autoridades, escolas e os agricultores homenageados. Após, às 10h30min, haverá missa em louvor aos agricultores e visitantes, ao meio dia o tradicional almoço com churrasco, linguiça assada, galeto, carne de porto, pães e cucas de banana. Depois baile com o Musical Linha do Tempo e Toque do Tchê. Haverá também tenda de produtos coloniais.

ORIGEM

A festa teve sua primeira realização em 1989, um sábado. O lucro foi empregado em melhorias do atual salão da comunidade. Evaristo sedia o evento por ser grande produtor daquela fruta, onde a mais conhecida é a variedade Prata, ou Branca, comercializada na Grande Porto Alegre. Ela foi inclusive incluída na merenda escolar das redes municipal e estadual.
A localidade tem esse nome em homenagem ao primeiro morador que construiu uma cabana sobre o arroio que corre entre os morros.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.