Com a procissão de ramos realizada neste domingo (02), inicia oficialmente a Semana Santa.
Em Santo Antônio da Patrulha, na paróquia Santo Antônio, a cerimônia iniciou na Praça dos Açores com a bênção dos ramos pelo Pe. Adalberto Lumertz Borges, seguida da procissão em direção à Igreja Matriz, onde foi celebrada a tradicional Missa dominical das nove horas. A igreja estava totalmente repleta de fiéis.
SEMANA SANTA
A Semana Santa propriamente dita começou ontem, quarta-feira, com a bênção dos Santos Óleos, que é sempre feita pelo bispo diocesano, desta vez na paróquia de Imbé. Segundo o Padre Adalberto, a cada ano é escolhida uma paróquia. E como este ano é concluída a reforma da Igreja Matriz com a colocação do novo piso, ele disse que irá se candidatar para que esta solenidade no ano que vem seja em Santo Antônio.
Hoje, Quinta-Feira Santa, haverá a celebração da Instituição da Eucaristia, à noite, nas duas paróquias da sede, com a tradicional cerimônia do Lavapés. Após, Adoração do Santíssimo até à meia noite.
SEXTA-FEIRA SANTA
Na Sexta-Feira Santa, não há celebração de Missas porque a Igreja Católica reverencia a Paixão e Morte de Cristo, havendo às 15 horas, celebração que será realizada tanto na Igreja Matriz, como na paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem.
À noite, a tradicional Procissão do Senhor Morto começando às 20 horas na frente da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, com características ecumênicas, sendo que a Reverenda da Igreja Episcopal e a Pastora da Igreja Luterana farão uma motivação aos fiéis.
Na Igreja Matriz (Cidade Alta), mais uma vez o ecumenismo se fará presente com a participação de Odilon Ramos e um grupo de cantores.
SÁBADO SANTO
No Sábado Santo a celebração da Vigília Pascal inicia às 20 horas. Esta cerimônia que começa com a bênção do fogo novo na frente da igreja, geralmente tem aproximadamente duas horas de duração.
No domingo de Páscoa, a celebração das Missas da Ressurreição nas paróquias e demais capelas do interior onde estão programadas celebrações litúrgicas.
CONFISSÕES
Na Cidade Alta, para quem desejar realizar sua Confissão, haverá disponibilidade na quinta-feira durante o dia e na Sexta-Feira Santa à tarde, porque neste dia haverá uma Via Sacra partindo do Bairro Santa Terezinha em direção à Saibreira começando às 8h30min da manhã.
NOVO SANITÁRIO
Outra novidade revelada pelo padre Adalberto é que na Quinta-Feira Santa vai ser inaugurado o novo sanitário da Igreja Matriz, que se localiza após a saída da porta lateral que dá acesso ao Colégio Santa Teresinha. O sanitário fica paralelo à parede da igreja e é um projeto que vinha sendo planejado há tempos para mais comodidade por parte dos fiéis que desejarem ir àquele local.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade