Diretor médico da Germann & Pechmann rebate acusações | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Diretor médico da Germann & Pechmann rebate acusações

Diretor médico da Germann & Pechmann rebate acusações

Claudia Jonas

A administração do Hospital de Santo Antônio da Patrulha continua provocando debates acirrados. Na semana passada, o diretor médico da empresa Germann e Pechmann, Carlos Ricardo Germann, esteve na redação da Folha Patrulhense para rebater as denúncias levantadas em reportagem publicada na edição do dia 14 de maio.

Apresentando uma procuração de seu filho, sócio proprietário da empresa que irá assumir a gestão do hospital, Jonas Ricardo Germann, e que lhe dá amplos poderes, o médico classificou como infundadas as acusação feitas, em especial da possibilidade de se tratar de uma instituição laranja. Ele admitiu possuir sete empresas, cada uma com CNPJ distintos, sendo a mais antiga a Serv-med, com 23 anos de atuação no mercado,

No entanto, declarou que isso é comum. “A Serv-med tem vários CNPJ de acordo com a necessidade do objeto do contrato, mas em todos os CNPJ, o diretor geral se chama Jonas Ricardo Germann, meu filho mais velho” afirmou. As demais pertencentes ao grupo são: JR Germann, clínica médica Germann, Confix, Leonardi e Germann e Germann e Pechmann.

Sobre a criação da instituição que pretende gerir o Hospital de SAP, datada de 08/10/2014, com endereço na Rua Marechal Floriano Peixoto, bairro Cidade Alta, nº 284, o médico argumenta que a Germann e Pechmann foi criada com outro propósito. O que houve foi apenas, uma alteração do contrato, trazendo o endereço para o município.

Ele conta que seu filho, diretor da Serv-med há 17 anos, em meados de setembro do ano passado foi convidados a participar de uma licitação em Santa Cruz do Sul para atendimento do Semae e Hospitalzinho, no bairro Carlota, motivo que levou a criação da Germann e Pechmann com a intenção de fazer gestão hospitalar, pois o objeto não consta nas outras empresas.

Realmente no contrato de constituição de sociedade da Germann e Pechmann, onde aparece como sócios Jonas Ricardo Germann, e Cláudia Pechman, a sede está registrada na Rua Vereador Assman, nº 36, cidade de Santa Cruz do Sul, com o CEP 96.815-320. O contrato registrado na junta comercial de Torres apresenta um capital social de R$ 10 mil. Além deste documento Carlos Germann, formado em medicina pela Universidade Federal de Pelotas, com mais de 30 de experiência médica, também apresentou ao jornal cópia da Alteração do contrato de prestação de serviço, onde altera o endereço contratual e altera a modalidade de dispensa de licitação.

A cópia do alvará de localização e funcionamento também foi entregue a reportagem e confirma o endereço da Floriano Peixoto como o da empresa somete como ponto de referência. Conforme Diretor médico, a empresa chegou a Santo Antônio através do diretor de convênios, Luis André, que visita todas as cidades do RS em busca de novos contratos e pela intervenção da Secretaria de Saúde do Estado, conseguimos viabilizar o contrato destacou a participação direta do secretário do Estado nas negociações da Germann com o Município, João Gabbardo.

Os contratos entre a Germann e Pechmann, Município e Estado devem ser oficializados até o final desta semana. Após assumir a gestão do Hospital o médico Carlos Ricardo Germann, garante que a comunidade irá se surpreender com o atendimento prestado, principalmente com a equipe médica e com as especialidades oferecidas. “Pretendo tornar o hospital de Santo Antônio um modelo da nossa gestão. Vamos atender SUS, fortalecer os planos de saúde, humanizar o atendimento por parte dos funcionários. De imediato, posso afirmar que serviços de oftalmologia, cirurgia, pediatria, psiquiatria obstetrícia serão reativados imediatamente”, garantiu. Apenas a questão dos partos continuará sendo feitos em outras cidades devidas os custos.

 

Resposta SES

Com relação à participação da Secretaria de saúde do estado, em especial do Secretário João Gabbardo, na indicação da empresa Germann e Pechmann para assumir a gestão do Hospital, segue nota de ordem do Senhor Secretário: informamos que a SES, desde o primeiro momento em que foi contatada pelo Gestor municipal, colocou-se ao seu lado para auxiliá-lo na manutenção do Hospital e o fez, inclusive financeiramente.

Afirma o Senhor Secretário que não conhece a empresa citada, não tem influência na indicação da entidade Germann & Pechman ou de qualquer outra para gerir o Hospital local, uma vez que essa é uma responsabilidade e competência legal do Município. Após a indicação da entidade, legalmente selecionada pelo município, será efetuado pela SES o contrato de prestação de serviços ao SUS, o que se espera aconteça o mais breve possível.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.