Daiçon fala sobre a campanha eleitoral | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Daiçon fala sobre a campanha eleitoral

Daiçon fala sobre a campanha eleitoral

Na sequência de entrevistas com candidatos às eleições majoritárias, hoje é a vez do candidato a prefeito Daiçon Maciel da Silva (PMDB) e do candidato a vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz (PSD), ambos já tendo ocupado a chefia do Poder Executivo.
1. Qual a sua avaliação sobre o atual quadro eleitoral patrulhense?
Neste ano temos um número maior de nomes concorrendo aos cargos de prefeito e vice, o que é bom. Essa polarização representa mais concorrência e opção de voto e, com isso, maior necessidade de qualificação por parte dos candidatos. O acesso a informação também foi ampliado com as redes sociais e isso é ótimo, pois eleitor tem mais condições de conhecer os candidatos.
2. Se eleito, quais os principais destaques do seu Plano de Governo?
Analisando a situação em que se encontra o município hoje, precisamos atacar problemas que são urgentes.
– Na saúde, em especial, voltar a ter hospital, com a presença de médicos e mais especialidades. A mesma atenção deve receber também os Postos de Saúde.
– Reorganizar as finanças públicas. Isto será imprescindível, pois ao olhar o site do Tribunal de contas do Estado/RS, observa-se que de 2015, há um déficit de R$ 1.328.441,27. Esta insuficiência financeira será ainda maior até o final do ano. A reorganização financeira possibilitará, a médio prazo, a adoção de medidas em diversas áreas, permitindo a melhoria da infraestrutura urbana e rural, do desenvolvimento social, turístico e cultural. Ao mesmo tempo faremos a reorganização administrativa, promovendo a capacitação dos servidores públicos, o enxugamento da máquina pública (aglutinamento de secretarias), o corte de CCs, redirecionando assim, estes recursos para outras demandas prioritárias;
– Desenvolver projetos e captar recursos. Já fizemos isto e fomos contemplados em diversas obras com investimentos do Estado e da União. Destaco ainda, a captação de novas empresas, valorização das locais e a criação de programas para o empreendedorismo.
– Queremos governar com transparência, criando o Conselho de Desenvolvimento (CONSELHÃO) e mantendo o diálogo com a população.
3. Desses destaques, qual aquele que julga mais importante?
Com certeza o nosso hospital, com a proposição das mudanças necessárias na sua forma de gestão e de infraestrutura para o seu funcionamento pleno para atender a população usuária. É uma urgência e tratativas dessa natureza já estão em curso.
4. Se eleito, qual será o papel do seu vice?
Eu e meu vice já trabalhamos juntos. Sempre participei do governo como um todo. Inclusive, acumulei o cargo de Secretário de Obras, por ser engenheiro civil e foi possível desempenhar bem as duas funções. O Zezo, de empresário passou a ser prefeito, um grande prefeito, e sua experiência de gestor e de político, será uma peça fundamental na nossa administração.
5. Se eleito, qual será o papel do Legislativo no seu Governo?
De diálogo constante. O papel dos vereadores é importantíssimo, pois fiscaliza os atos do Poder Executivo. Também são fundamentais na articulação com os deputados na busca de emendas parlamentares. Eles representam os anseios das comunidades e podem contribuir para fazer um governo democrático e para todos.
6. A campanha efetivamente está começando. Como vê o fato de, neste pleito, quatro candidatos estarem disputando a eleição majoritária?
Como já mencionei antes, vejo como positivo. Com mais candidatos concorrendo ao cargo, acredito também que o debate de ideias se torna muito mais rico e mais salutar para a democracia e para os anseios da sociedade patrulhense.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.