Criação da Capela Curada: Começa sábado comemoração dos 259 anos | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Criação da Capela Curada: Começa sábado comemoração dos 259 anos

Criação da Capela Curada:  Começa sábado comemoração dos 259 anos

No ano de 1760, em 31 de agosto, era criada a Capela Curada, marco inicial da colonização de Santo Antônio da Patrulha. Ela foi construída por Inácio José de Mendonça e Silva e Margarida Exaltação da Cruz, e se localizava na antiga Rua Grande, hoje Borges de Medeiros, onde atualmente fica a Pira da Pátria. O historiador Jaime Nestor Müller, que tem se constituído num incansável batalhador pela preservação da história do município, está divulgando a programação a ser cumprida, que teve início nesta terça-feira (27), às 19 horas, com a Missa de abertura da semana comemorativa na Igreja Matriz Santo Antônio e após, procissão luminosa até a Pira da Pátria, defronte ao Museu Caldas Júnior, local exato da primeira capelinha/matriz e também da segunda capela/matriz.
20h: Abertura da exposição de 259 anos da criação da cidade, no Museu Caldas Júnior.
Ontem (28), houve o tradicional Chá em prol da APAE no Centro Clube. Eis a continuidade da programação:
31/08/2019
9h: Juramento à Bandeira, no Ginásio de Esportes Caetano Tedesco.
18h: Ordenação presbiteral do diácono Laudemir Demarchi, na Catedral de Osório/RS.
01/09/2019
10h30min: Primeira missa celebrada pelo agora padre Laudemir Demarchi, na Igreja Matriz Santo Antônio, onde irá atuar como vigário auxiliar.
Domingo Cultural Especial – 10 anos da FURG em Santo Antônio da Patrulha: Festival de Integração e Cultura – FURG e Prefeitura Municipal, na Praça da Boa Viagem.
14h30min: Apresentação musical dos estudantes do Campus FURG-SAP.
15h: Apresentação das rainhas das equipes da I Gincana Cultural de Santo Antônio da Patrulha.
15h30min: Projeto SAP Mais Acessível – FURG e AABB Comunidade.
16h: Apresentação do Grupo Focal do Movimento Coral FURG.
17h: Apresentação da BIG BAND/FURG (na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem).
HISTÓRIA
A gravura apresentada nesta página é de autoria de Alice Maciel, e mostra como teria sido a Capela Curada. A outra foto, constitui-se num resgate histórico de fragmentos do bilhete que Margarida teria escrito, pedindo autorização para casar com Inácio. Do que Jaime Müller conseguiu resgatar, o texto ficou assim: “Eu Margarida da xsaltação prometo a Deus e a Virgem Maria de me casar com Ignácio José de Mendonça por ser minha livre vontade e sem constrangimento de nigem à minha livre vontade lhe faço este co..que peço a V.Mercê me queira…*. De casa de meu pai efeito de nos casarmos e o mesmo Sr. queira a V. Mercê com saúde casa sua amte. Margarida da Xsaltação”.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.