Corrida de Rua | 2M Notícias

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Corrida de Rua

Corrida de Rua

É com imenso prazer e satisfação que vou tentar levar um pouco mais de informação sobre treinos e demais assuntos ligados a corrida de rua, uma “febre” no Brasil e no mundo.
Atualmente vivemos um momento em que a um grande despertar das pessoas em relação aos cuidados com a saúde e qualidade de vida e isso passa diretamente pela procura por programas de exercícios físicos e em especial a corrida de rua. Criada em meados de 1970 pelo médico americano Kenneth Cooper e impulsionado midiaticamente pela marca de calçados Nike, onde o slogan era, “para se tornar um corredor basta calçar um tênis, da marca Nike é claro, e sair correndo”. Hoje, com o avanço da ciência e das pesquisar relacionadas à área sabe-se que a ideia difundida na época era uma irresponsabilidade, embora, infelizmente nos dias de hoje ainda presenciamos alguns corredores consciente ou inconsequentemente seguindo a mesma filosofia.
Dizem que depois da pessoa começar a correr, ela não consegue mais parar. Isso é bem verdade, mas, pra isso, precisamos que esses “primeiros passos” sejam dados da maneira correta, a fim de tornar esse início muito divertido e, ao mesmo tempo, desafiador e seguro. Independente do objetivo do sujeito, é recomendado que o mesmo faça uma avalição física e médica. A primeira atitude é procurar um médico cardiologista e ortopedista para fazer os devidos exames que vão lhe autorizar a fazer uma atividade física orientada. Em seguida, deve contatar um profissional de Educação Física. Essa pessoa está, ou deveria estar preparada para lhe passar orientações e informações adequadas e necessárias.
Pra quem já pratica alguma outra modalidade esportiva o começo e as evoluções devem acontecer de maneira mais fácil e rápida, pois há um histórico que favorece.
Para quem está há muito tempo sem qualquer atividade ou nunca o fez, ainda deverão ser levados em consideração outros fatores como, idade e lesões anteriores (se existiram). Importante também lembrar que cada indivíduo responde de uma determinada forma aos estímulos e isso deve ser respeitado.
Os primeiros treinos deverão alternar caminhada com corrida, dependendo da condição física do atleta e seu histórico clínico. Recomendo o fortalecimento muscular como aliado na preparação e também como forma eficaz para prevenir lesões.
Tenha o tempo e valor envolvido na corrida não como gasto, mas sim como investimento, pois está aplicando em saúde, qualidade de vida, alegria, disposição, autoestima, motivação, ou seja, motivos pra começar a correr existem de sobra. Então o que você está esperando pra começar a correr?
Pratique exercícios físicos, tenha uma alimentação saudável, valorize-se, cuida da sua saúde e estarás valorizando sua vida. Bons treinos!

Adair Viana Teixeira
Profº de Educação Física. Pós-graduação em Fisiologia e Prescrição do Exercício. Pós-graduação em Treinamento Funcional e Pós-graduando e Reabilitação de Lesão e Doenças Musculoesqueléticas.



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