Centro de Geração e Renda continua com as portas fechadas | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Centro de Geração e Renda continua com as portas fechadas

Centro de Geração e Renda continua com as portas fechadas

Cursos anunciados pela Secretaria de Desenvolvimento serão realizados em locais distintos

Apesar de possuir um espaço na Cidade para oportunizar capacitação e qualificação para famílias de baixa renda, a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social anunciou está semana a Escola Agrícola e a sede da Secretaria como locais para realização de três cursos profissionalizantes: cuidador de idoso, padeiro e confeiteiro. A iniciativa é uma parceria com a Escola de Educação Profissional SENAC de Gravataí.

Localizado no Bairro Pindorama, o Centro de Geração de Renda, foi construído em 2012, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e da Prefeitura Municipal. Segundo dados do site do Ministério, foram repassados para a obra R$ 75 mil, mais contrapartida do município, somando aproximadamente R$ 150 mil. Com a verba foram adquiridos equipamentos, como uma cozinha industrial, máquinas de costura e câmera fria.

Com a estrutura montada, famílias inscritas no cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região, participaram de cursos de cozinheiro e padeiro. No entanto, em quatro meses o prédio estava com as portas fechadas e as atividades canceladas. Este cenário, segundo vizinhos, irá completar três anos. “O local está abandonado, sem nenhuma movimentação. Além disso, não é feita a limpeza do pátio, o que facilita o deposito de lixo”, disse um morador do bairro.

 

Secretária contesta informações

 

A secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Gloria Terra, esclarece o que segue sobre o fato: “Faço saber que essa administração assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social (hoje, Trabalho e Desenvolvimento Social) com a casa já construída, em um local totalmente descentralizado e inadequado (ao lado de uma sanga), não contemplando o público alvo dos programas sociais que a secretaria oferece (para pessoas de baixa renda). A Casa de Geração de Renda hoje é um espaço muito bem equipado e cuidado, contando com segurança e alarme para guarnecer os equipamentos de culinária que o os cursos oferecem ao município. A única verba que se tem conhecimento, voltada para a Casa de Geração de Renda, foi investida nos equipamentos de culinária e mobiliário que lá estão, recebida na administração anterior. Não tenho conhecimento de nenhuma verba além desta para a Casa e isso pode ser consultado no Portal da Transparência. O grande problema enfrentado pela secretaria é a falta de matrículas e a evasão de alunos, por causa da distância da casa do centro da cidade, e essa é uma reclamação dos próprios alunos. Para isso, já estamos construindo outros projetos para atender a demanda da Casa e da própria população. Quanto ao terreno estar servindo para depósito de lixo, acredito que a população deve se conscientizar que apesar de ser um terreno público, ali não é o lugar mais adequado para descartar o lixo”.

 

Inscrições encerram nesta sexta

Enquanto o Centro se mantém inativo, as capacitações ocorrem em locais distintos. As 30 vagas para cuidador, 20 para padeiro e 20 para confeiteiro terão inscrições abertas até essa sexta (26), na Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (junto ao SINE), das 13h às 18h. Podem participar do processo seletivo pessoas com renda declarada de até dois salários mínimos na condição de alunos matriculados – ou egressos da educação básica – ou trabalhadores empregados ou desempregados que tenham interesse na formação de Auxiliar de Cozinha.

 

Gabriela Gomes



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.