Câncer de Próstata: É preciso "tocar" nesse assunto | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Câncer de Próstata: É preciso “tocar” nesse assunto

Câncer de Próstata:  É preciso “tocar” nesse assunto

Não podemos admitir que, em pleno século XXI e com toda a informação possível ao alcance das mãos, ainda se tenha constrangimento em realizar uma consulta médica, como prevenção ao câncer de próstata. Como não se sabe ainda a causa dessa enfermidade, a prevenção e o diagnóstico precoce são armas fundamentais, se desejamos enfrentar o problema e obter sucesso.
Com o passar dos anos, quase todos os homens apresentam um crescimento benigno da glândula, sem maior gravidade, mas que em 1/3 dos casos dificulta a expulsão da urina. Além do crescimento benigno, a próstata pode também dar origem a um tumor maligno, que é o mais frequente no homem, superando inclusive o câncer de mama.
As causas do aparecimento do câncer de próstata são ainda ignoradas, mas sabe-se que alguns homens têm maior risco de desenvolver o problema. A chance de a doença ocorrer é maior quando existirem casos familiares e aumenta duas vezes se for um parente de 1º grau (pai-irmão).
O câncer de próstata é curável na grande maioria dos pacientes quando identificado em fases iniciais ainda confinado à glândula. Contrariamente, o câncer só é controlado em 30% dos pacientes quando se expande e atinge os tecidos vizinhos, ou se alastra para outros órgãos (metástases).
Isso explica todos os esforços dos urologistas para identificar precocemente a doença.
Todo homem com mais de 40 anos deve realizar exames de níveis de sangue (PSA) e o de toque.
Com essa simples decisão o homem pode prevenir os dissabores de descobrir a doença em fase não mais curável.

• O Centro Clínico Vida & Saúde fez uma parceria com a Liga e irá realizar exames de sangue durante o mês de novembro a um custo de R$ 19,90. Consulta com Urologista R$ 50,00.



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.