Campanha nacional de multivacinação e vacinação contra a Pólio terá dia D no sábado (17) | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Campanha nacional de multivacinação e vacinação contra a Pólio terá dia D no sábado (17)

Campanha nacional de multivacinação e vacinação contra a Pólio terá dia D no sábado (17)

De 5 a 30 de outubro acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. Conforme o Secretário Municipal da Saúde, Joy Silva, o objetivo é atualizar a Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até os 15 anos. Joy explica ainda que foi decidido em reunião com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, que o Dia D deverá ser realizado, tomando todos os cuidados necessários. O sábado reservado é o dia 17 de outubro e as doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, das 08h às 17h sem fechar ao meio dia. É importante lembrar que pessoas que apresentam algum tipo de síndrome gripal não devem se dirigir à sua unidade de saúde de referência, e sim a Unidade Sentinela.
Para a vacinação contra a poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade. Para a multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, que terão a oferta de todas as vacinas do calendário básico de vacinação.
A coordenadora da Vigilância em Saúde de SAP, Rosimeri Numer, explica que devido a pandemia da Covid-19, um dos serviços que também sofreu impacto negativo foi a vacinação, fazendo com que a diminuição da procura ocasionasse a queda dos índices de cobertura vacinal em todo o país. Ela reforçou a importância do alcance da cobertura vacinal para evitar o ressurgimento de doenças graves já erradicadas como é o caso da poliomielite.
Confira onde procurar a vacina, lembrando que a Secretaria Municipal da Saúde está tomando todos os cuidados de prevenção ao Coronavírus:
Posto Central – das 7h às 18h45, sem fechar ao meio dia. Demais postos, das 8h às 12h e das 13h às 17h e nas quartas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 18h.
Usuários da Vila Palmeira devem se dirigir ao Posto de Saúde Central.