Balanço do ano: Administração reúne imprensa para balanço das principais realizações | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Balanço do ano: Administração reúne imprensa para balanço das principais realizações

Balanço do ano: Administração reúne imprensa para balanço das principais realizações

O prefeito Daiçon Maciel da Silva recebeu em seu gabinete representantes de veículos da imprensa patrulhense e da região para dar um panorama das ações da Administração Municipal no ano de 2019, figurando entre os profissionais, o diretor-presidente do Grupo 2M (Folha Patrulhense, Jornal de Gravataí e Folha de Cachoeirinha) empresário Moacir Menezes e o editor da Folha, Jornalista Hermogenes Silveira. Além deste Jornal, participaram o Jornal Rota do Mar (Osório), a Rádio Itapuí através de seu diretor Nelcy Souza, os programas Estúdio Aberto e Momento Mulher (Milena Mohr) e Odília Machado do site Informações e Notícias. No encontro também foi feita a prestação de contas do Plano de Governo da gestão, destacando propostas que foram alcançadas e que estão em andamento.
Além do prefeito, os secretários municipais da Administração e Finanças, Cleia Airoldi e da Saúde, Charlis Santos, a procuradora do Município, Digiane Stecanella e o chefe de gabinete Gabriel Diedrich.
De acordo com Daiçon, 2019 foi o melhor ano da Administração. “Em todas as áreas conseguimos colher frutos do trabalho realizado em 2017 e 2018, depois daquele período de colocar a casa em ordem. E mesmo sem recurso próprio para investir, já que o orçamento está totalmente comprometido com Saúde, Educação e folha de pagamento, o crédito que o Município tem, em função de sua saúde financeira e a boa relação política permite que a Administração faça grandes investimentos em infraestrutura, por exemplo”, explicou Daiçon.
PRINCIPAIS AÇÕES
O prefeito detalhou as principais ações do ano que se encerra, destacando que boa parte delas vão ao encontro com as metas do Plano de Governo, construído em 2019, em conjunto com a população patrulhense:
“Em 2019, Santo Antônio da Patrulha foi um dos municípios da Região que mais gerou empregos. O SINE patrulhense esteve em destaque, por vários meses em apresentar esses resultados. Afinal, recebemos muitas empresas que perceberam nossa pujança”, adiantou.
REORGANIZAÇÃO DO TRÂNSITO
Ao se referir à questão da mobilidade urbana, o prefeito municipal disse que teve início o que considera como “um importante processo de mobilidade, depois de anos sem uma alternativa para organizar o trânsito de nossa cidade”. Além disso, lembrou que foi melhorada a infraestrutura em 15 ruas, com asfalto. “Também garantimos o direito de duplicar a nossa ERS-030 e estamos batalhando os recursos para iniciar esta obra, que é um sonho de muitos gestores. O Município também está com a licitação aberta para a continuação do asfalto na Av. Afonso Emerim, até o último acesso ao loteamento Pôr do Sol”, acrescentou.
CONQUISTAS ALCANÇADAS EM 2019
Dentre as conquistas do penúltimo ano da atual administração, conforme destacou o prefeito, estão o asfaltamento da estrada SAP/Caraá, a pavimentação da Rota da Rapadura, construção de pontes em Pinheirinhos, Evaristo, Catanduva Grande, Arroio do Carvalho, dentre outras, revitalização dos principais pontos turísticos, construção de 229 nichos no cemitério da sede, aquisição de um imóvel, que era locado junto à prefeitura para a ampliação do Centro Administrativo Municipal, retomada da Fenacan aliada à Feira do Livro, Moenda e Feirão da ACISAP, a 30ª edição do Raízes dos Municípios Originários de Santo Antônio da Patrulha, II Festival do Acordeon e do 1º Voz e Viola, ativação do sistema de câmeras de videomonitoramento da cidade, garantindo mais segurança à população, em parceria com a ACISAP/CDL, CONSEPRO, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Rodoviária Estadual, Governo do Estado, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Câmara de Vereadores. Neste período também foi garantida a permanência do INSS em novo local e com total acessibilidade.
HOSPITAL E POSTOS
Houve avanços significativos no Hospital Santa Casa/Santo Antônio com cirurgias de vídeo, exames de tomografia, cirurgias de média complexidade, entre tantas operações que atendem cerca de 4 mil pessoas.
Na atenção básica de saúde, ampliação de horários de atendimentos e uma nova forma de acolhimento. O programa Mais Médicos, tem hoje em SAP um profissional em cada unidade de saúde. Ginecologista, Pediatra e Psiquiatra também atendem na rede. Foram tantas campanhas, de vacinação, de acompanhamentos nas escolas, um leque de atividades que não para, sobe e desce morro, na unidade móvel de saúde, que percorre nosso imenso interior.
EDUCAÇÃO
Nas Escolas Municipais a conquista de grandes prêmios no Estado, professores com formação continuada e cursos de Educação Financeira, Libras e de Empreendedorismo nas escolas, a Feira de ciências, olimpíada estudantil, e na Educação Infantil, continuamos sendo referência e com uma novidade para 2020: preferência de vagas para aqueles que mais precisam.
MEIO AMBIENTE
No Meio Ambiente, organização do Centro de Educação Ambiental e a realização de atividades nas escolas,, onde a semente “cuidar do planeta” foi plantada. Também é iminente o início da coleta seletiva na cidade, pois o processo licitatório está em andamento.
Houve a conclusão de redes de água para o interior, sendo que 700 famílias passaram a contar com água potável.
SALÁRIOS
O prefeito lembrou que com poucos recursos, foram mantidos o salário e o 13º em dia. A acolhida a refugiados venezuelanos também foi outro destaque neste 2019.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *