Aumenta busca por atendimento na Unidade Sentinela | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Aumenta busca por atendimento na Unidade Sentinela

Aumenta busca por atendimento na Unidade Sentinela

A Unidade Sentinela COVID-19, inaugurada no final do mês de junho em Santo Antônio tem aumentado o número de atendimentos a cada semana. Desde o início do seu funcionamento até o dia 21 de julho, 821 atendimentos foram realizados na Unidade com sintomas da doença causada pelo novo Coronavírus. O secretário da Saúde, Joy Silva, chama a atenção para o grande número de pessoas que estão deixando de circular na rede de Saúde Municipal, permitindo o retorno de consultas e procedimentos eletivos, pois, segundo ele, “as outras doenças também são importantes e não podem ser esquecidas”, afirmou.
A unidade conta com cinco quartos de isolamento, cinco consultórios para atendimento, triagem, farmácia, observação, sala de emergência, sala de nebulização e copa. Testes rápidos e coletas para análise laboratorial também são realizados no local. O prédio próprio da Administração Municipal foi totalmente reformado e faz a integração direta com o Hospital Santa Casa Santo Antônio, se necessário. Uma ambulância de prontidão estará a postos na Unidade para fazer este deslocamento.
O prefeito Daiçon Maciel da Silva destacou a importância de o investimento em um prédio próprio da prefeitura, quando a primeira hipótese era realizar uma adaptação no ginásio de esportes da cidade, que teria um custo mensal de R$ 50 mil aos cofres públicos. “Aqui, futuramente poderemos implantar uma nova Estratégia de Saúde da Família, a do Bairro Madre Tereza ou abrigar outros setores da saúde, como a Vigilância em Saúde ou o CAPS, que hoje funcionam em prédios locados”, disse. O Município investiu aproximadamente 380 mil na Unidade Sentinela. Os recursos são provenientes do poder Legislativo e de reserva de contingência do Executivo.
Joy conta que o Hospital Santo Antônio Santa Casa, que atende também a população de Caraá atendimento de casos da COVID-19, está equipado com leitos, setor de isolamento e 12 respiradores. A gerente hospitalar da Casa de Saúde, Rúbia Wingert disse estar muito feliz com a criação da Unidade Sentinela que irá fazer o primeiro atendimento, dando o suporte ao paciente e fazendo o encaminhamento para o hospital se necessário.
A Unidade Sentinela, equipada com médicos e enfermeiros, entre outros profissionais de saúde, fazendo o primeiro atendimento de maneira qualificada, aos pacientes com síndrome gripal. A Unidade Sentinela atenderá de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Após este horário, em caso de urgência, pacientes devem se dirigir ao hospital. O telefone para mais informações da Unidade é: 3662-7565.