Anunciada inauguração da nova estação de embarque e desembarque | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Anunciada inauguração da nova estação de embarque e desembarque

Anunciada inauguração da nova estação de embarque e desembarque

Após inúmeras controvérsias envolvendo a localização, valor da obra e legalidade, a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha anunciou esta semana a inauguração da nova estação de embarque e desembarque de Santo Antônio, junto a Praça Aristides Marques Peixoto. A data da cerimônia deve ocorrer nos próximos dias. Uma das promessas de campanha da atual administração, a obra está recebendo os últimos retoques para que comece a funcionar.

De acordo com nota publicada pela assessoria de comunicação social da Prefeitura, a Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança solicitou no dia 29, à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) para que faça a ligação elétrica do local. Ainda segundo informações da assessoria, entre as mudanças realizadas, a Secretaria está colocando asfalto na frente da estação para que seja feita a sinalização necessária, além de outros detalhes na parte interna. Recentemente foram instalados 39 assentos e, de acordo com a nota, rampa de acesso com corrimão.

Porém, a acessibilidade para que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida alcancem e utilizem com segurança e autonomia o paradão não foi garantida pelo projeto, conforme o vereador André Randazzo do Reis (PMDB). Com relação a esta questão, ele afirma que a legislação traz bem clara a regulamentação do trânsito, apresentando, entre outras necessidades o rebaixamento de guias e marcações nas calçadas como prioridades para o acesso a um serviço público.

O vereador havia levantado em reunião da Câmara, a inexistência de acesso, cobrando do Prefeito modificação no projeto da Estação, atendendo o que prevê as diversas normas legais, editadas recentemente no país, dentre elas as Leis 10.048 e 10.098/2000 e o Decreto-Lei 5296/2004.

“Essas normas estabelecem as obrigações dos diversos agentes, públicos e privados, que são responsáveis pela concepção, construção, operação e manutenção dos sistemas de transportes públicos, tanto no que se refere à infraestrutura quanto aos veículos e outros componentes”, enfatizou.

No entanto, como resposta do Chefe do Executivo, o vereador recebeu um ofício afirmando que o local apresentava acesso lateral para cadeirantes, estando o projeto totalmente em consonância com as normas. Diante da afirmativa e da notícia da inauguração do paradão, apesar da inexistência de acessos para cadeirantes, André Randazzo, lamentou a edificação de mais um local público sem o devido planejamento.

“Estamos na contramão da legislação e da inclusão de pessoas com dificuldades. Sabiamente as normas legais estabelecem como meta as cidades acessíveis onde o cidadão possam alcançar, com segurança e autonomia, os espaços. Em Santo Antônio, acontece o contrário, logo em um local em que a infraestrutura deveria priorizar pela facilidade da locomoção”, enfatizou Deco.

 

Gabriela Gomes



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.