A MENINA DO CABELO VERMELHO: PEDAGOGIA E ACESSIBILIDADE EM UM VOO PIONEIRO | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

A MENINA DO CABELO VERMELHO: PEDAGOGIA E ACESSIBILIDADE EM UM VOO PIONEIRO

A MENINA DO CABELO VERMELHO: PEDAGOGIA E ACESSIBILIDADE EM UM VOO PIONEIRO

Ministério da Cultura e Petrobrás apresentam:

            Las Brujas Cia de Teatro e Artes Integradas  e o espetáculo infantil A Menina do Cabelo Vermelho continuam voando com sua pipa, e desta vez realizam circulação pela Região Sul do País, através do Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura, para comemorar seus cinco anos de estrada. Serão seis apresentações, de julho a outubro, distribuídas nos municípios de Viamão e Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul; e São José dos Pinhais, no Paraná.

Las Brujas é uma companhia de artes integradas, que contempla diversas atividades: teatro, yoga, expressão corporal, produção, artes visuais e muito mais.  A coordenação se dá pelas professoras e artistas Angela Cagliari e Lolita Goldschmidt e conta com a colaboração de outros profissionais de diferentes áreas da Cultura. O espetáculo de teatro infantil A Menina do Cabelo Vermelho é o primeiro trabalho do grupo gaúcho surgido em outubro de 2011.

Seguindo o mesmo caminho de edições anteriores, as apresentações conterão acessibilidade para pessoas com deficiência ou com problemas cognitivos, com audiodescrição aberta e libras. Concomitante à cena, o público ouvirá a narração aberta das ações dos atores, graças à assessoria da OVNI Acessibilidade Universal. Cada intervenção será feita no intervalo das ações, preservando as falas dos personagens e conteúdo sonoro original do espetáculo.

Buscando transmitir às crianças valores como curiosidade e respeito às diferenças de características físicas, culturais, sociais e raciais entre as pessoas, a montagem está centrada em Filó, uma garota de cabelos vermelhos, que gosta de imaginar muitas histórias. Por ser diferente e sem amigos, ela se sente sozinha, em um universo sem cor. Levitando em sua imaginação, seu mundo gira em torno de objetos da casa, com os quais ela fala “pelos cotovelos” em seus devaneios.

Até que um dia, brincando com sua pipa, Filó engata nos pensamentos e o vento sopra forte…ela voa mundo afora, passando por vários países, onde se depara com pessoas, roupas e hábitos distintos. Na trajetória, vivencia situações de medo, coragem, amizade, amor e, principalmente, graça e humor. Descobre no trabalho em conjunto, no respeito às diferenças e no companheirismo, a superação de suas dificuldades e a alegria de viver. Quando retorna para casa, passa a conquistar amigos no lugar onde mora e vira referência entre as crianças, a quem encanta com suas histórias cheias de diversidades sócio-culturais.

Para lidar com a temática da discriminação e do preconceito, a peça respeita a inteligência dos pequenos, e, une diferentes linguagens, entre elas teatro de atores, teatro de objetos, dança e sombras. Tudo acontece sob a direção de Daniel Colin, um dos profissionais mais renomados e premiados do panorama artístico gaúcho da última década. Dividindo a cena estão Martina Fröhlich, Lolita Goldschmidt, Lauro Fagundes, e José Benetti. Após o espetáculo, ocorrerá intercâmbio com grupos locais em todas as cidades, onde também serão doados livros A Menina do Cabelo Vermelho, para que as crianças tenham acesso ao texto original da história que inspirou a peça.

 

 

APRESENTAÇÃO TEATRAL

Data: 27 de setembro/2016

Cidade: Santo Antônio da Patrulha/RS

Local: Qorpo Santo Centro de Convenções

Horário: às 10h e às 15h

Duração do espetáculo: 50 minutos Entrada Franca

 * No mesmo dia ocorre intercâmbio com grupo local.

Crédito foto: Renata Ibis



A Falcon5M foi criada em Porto Alegre para o Brasil todo a partir da união entre as empresas W5M Comunicação e Falcon Designer, ambas com ampla experiência de 6 anos no mercado.