Segundo cálculo dos organizadores, cerca de 30 mil peregrinos foram ao Santuário de Nossa Senhora das Lágrimas nesse final de semana para agradecer, ou pedir graças à Virgem.
Treze padres estiveram presentes entre quarta-feira (18/02) e domingo (22/02) entre os quais, dom Jaime Kohl, bispo diocesano para atender aos romeiros. Centenas preferiram fazer o trajeto à pé de 23 km entre Santo Antônio da Patrulha e o Santuário que fica na localidade de Alto Caraá.
A Prefeitura caraense fez um trabalho de alargamento da estrada limpando valetas e dando mais segurança ao trânsito, porém as chuvas terminaram causando problemas, o que, no entanto, não dificultou o acesso dos peregrinos.
Segundo o Pe. Eder Matos, pároco de Caraá, vem sendo observado um fenômeno nos últimos anos, com grande parte dos fiéis preferindo se deslocar entre sexta e sábado à noite até o Santuário. No sábado à noite, uma procissão luminosa, consagração das famílias à Nossa Senhora e um espetáculo de fogos de artifício emocionaram a multidão.
No trajeto feito à pé, os romeiros tiveram aumento na segurança por parte da Brigada Militar. A romaria encerrou domingo à tarde com missa solene e grande procissão.
Texto e fotos: Hermogenes Silveira