Viagem marcada | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Viagem marcada

Viagem marcada

O adolescente está de viagem marcada para iniciar seu tratamento no exterior, mas ainda precisa de sua ajuda para as próximas etapas. O jovem Rafael Nunes Borba tem 15 anos, mora e estuda no município. No final do mês ele participa da 8ª Expedição Fenix 2015, que levará pacientes para realizarem tratamento no Hospital Better Being Hospital & Beike Biotechlogy, na capital tailandesa .

No dia 30 de março ele viaja até São Paulo, e no outro dia pega o avião com destino a Bangkok, onde inicia a primeira etapa do seu tratamento. Rafael precisa realizar um tratamento na Tailândia, com o objetivo de combater uma doença hereditária chamada Distrofia Muscular de Duchenne, que é uma doença genética de caráter recessivo, ligada ao cromossomo X, degenerativa e incapacitante. Ela provoca fraqueza muscular profunda e piora rápida, ocasionando inclusive a perda de alguns movimentos, forçando a utilização de cadeira de rodas para se locomover.

O tratamento inclui ainda seis injeções de células-tronco, totalizando 300 milhões de células injetadas, que proporcionarão melhorias na massa muscular e força; movimentos; equilíbrio; tremores e rigidez, aumentando a qualidade de vida do paciente. Mesmo com viagem marcada, a campanha segue arrecadando verba para o tratamento com células-tronco na Tailândia, onde auxiliará a regenerar as fibras musculares perdidas ou danificadas, trazendo melhorias na condição de vida de Rafael. Para isso, ele precisa permanecer em tratamento, durante três anos, em um quarto especial, na Tailândia.

Na última sexta-feira (13), no carnaval de Alvorada, o bloco Tamo Junto Rafa desfilou na avenida fazendo uma homenagem a Rafael e destacando o apoio ao movimento. Ele nasceu e viveu durante 11 anos em Alvorada, tendo estudado na Escola Estadual Júlio César Ribeiro de Souza., mas atualmente o adolescente vive com os pais em Gravataí. O jovem freqüenta a Escola Estadual Barbosa Rodrigues, e é levado todos os dias pela mãe, onde cursa o ensino médio. Dando continuidade à campanha, no próximo dia 21 ocorre um pedágio solidário na parada 47 de Alvorada.

A tia de Rafael, Liete Soares, informou que arrecadaram o valor para a primeira etapa do tratamento, e também parte da segunda, mais ainda não é o bastante e a campanha irá continuar. Um pacote de tratamento padrão terá um total de mais de 300 milhões de células-tronco. “A expectativa e a esperança da família “tamojuntorafa” é grande, quanto mais células-tronco, mais irá aumentar a probabilidade de melhoria, estamos apostando nesse tratamento para estabilizar essa doença tão cruel e silenciosa”, destacou.

O auxílio pode ser feito comprando a camiseta da campanha “#tamojuntorafa” ou via depósito bancário na Caixa, agência 0478, conta poupança nº 11505-5. Informações podem ser obtidas na comunidade TamoJuntoRafa no Facebook ou pelo telefone 51 85319885.

Texto: Filipe Foschiera