Temporal desta quarta foi equivalente há 15 dias de chuvas | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Temporal desta quarta foi equivalente há 15 dias de chuvas

Temporal desta quarta foi equivalente há 15 dias de chuvas

As fortes chuvas que atingiram toda a região metropolitana na tarde desta quarta-feira, 4, marcaram 65mm em apenas 2h, o equivalente a 15 dias de chuva – informa a Defesa Civil de Gravataí. Devido ao excesso, que provocou um colapso na drenagem urbana, foram registrados na cidade alguns pontos de alagamentos isolados, além de queda de árvores.
O órgão constata que as cheias causadas por este fenômeno atípico, foi também potencializado devido ao rompimento de tubulações, consequência do acúmulo de lixo nas vias e detritos.
Desde o começo do temporal, equipes da Defesa Civil, da Fiscalização do Trânsito, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e da Associação de Resgate Anjos do Asfalto, monitoram a cidade e orientam a população. “As equipes da Prefeitura estão nas ruas realizando os consertos das estruturas públicas no menor tempo possível. E os estragos poderiam ter sido muito piores, a exemplo de outros municípios da Região Metropolitana, se a cidade já não estivesse sendo melhorada na sua estrutura física, viária e de saneamento nos últimos anos” explica Nadir Rocha, prefeito interino de Gravataí.

Pontos de alagamentos e quedas de árvores constatados

Mais de 50 ruas e avenidas na cidade foram identificadas com anormalidades, como alagamentos e quedas de árvores. Até a tarde de ontem os consertos estavam avançados e continuam sendo realizados pelas equipes de trabalho da Prefeitura. Três residências da cidade foram destelhadas nos bairros São Geraldo, Bonsucesso e São Vicente.
A Farmácia Municipal sofreu um destelhamento parcial e algumas calhas ficaram danificadas, e em virtude disso o atendimento retornará na próxima segunda-feira, 9. Com exceção das Unidades de Saúde Érico Veríssimo, Nova Conquista, São Marcos, Morada do Vale I, Vila Branca e Santa Cecília, mais atingidas pelas chuvas, todas as demais estão com atendimento normal ou com pequenas restrições, incluindo o Pronto Atendimento Municipal 24h.