Saúde, administração pública e educação em pauta no CODES | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Saúde, administração pública e educação em pauta no CODES

Saúde, administração pública e educação em pauta no CODES

Nesta quarta-feira (22) Prefeitura e membros da sociedade civil estiveram reunidos para mais um encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Gravataí (CODES), na sede da DANA. Na ocasião, o secretário Geral de Governo e coordenador do CODES Luiz Zaffalon conduziu os trabalhos do dia, que trouxe temáticas de saúde bucal, versou sobre o projeto de implementação da escola de ensino médio do Sesi na cidade, além de incluir uma palestra com o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Helio Saul Mileski , intitulada Administração e Políticas Públicas: Eficiência,Transparência e Controle. Durante a abertura do evento, o coordenador falou sobre a importância do CODES.
“Esses encontros enaltecem o papel da sociedade civil, que contribui com ideias e iniciativas junto ao Poder Público. Este trabalho articulado é indispensável, pois resulta em políticas nas quais a população é sempre a grande beneficiada”, esclareceu. Após a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, Zaffalon apresentou o novo membro do Conselho, Luiz Danicol, vice-presidente das Faculdades QI, que agradeceu pela oportunidade de integrar o grupo.

Educação em destaque
O primeiro painel do dia foi uma explanação sobre a nova escola de ensino médio do Sesi, apresentado pelo gerente de operações Claudio Camacho. Após as considerações iniciais, o diretor Gilberto Rossi Gil fez a explanação sobre a expansão do ensino ofertado na instituição, que receberá investimentos de R$ 10 milhões entre reformas e a construção do novo prédio.
“Agradecemos ao apoio que estamos recebendo da Prefeitura para que este projeto se concretize. Com a nova escola, o número de vagas ofertadas será duplicado”, informou o diretor, acrescentando que as aulas na instituição são em período integral, totalizando ao longo do ensno medio cerca de 5 mil horas por aluno.

Saúde bucal em pauta
O encontro prosseguiu com a segunda palestra do dia sobre a temática de saúde bucal. Inicialmente, o secretário Municipal da Saúde Laone Pinedo saudou todos os presentes e convidou os membros do CODES para participarem da inauguração da Unidade de Saúde da Família USF Cohab C, que será realizada no próximo sábado (25) às 10h30min. “Esta será uma Unidade de Saúde modelo, de grande porte e uma referência em serviço. Seguramente a Unidade mais ampla e moderna de todo o estado”, confidenciou o secretário, enaltecendo o convite.
Logo após, a coordenadora da Política de Saúde Bucal da SMS Joice König agradeceu pelo convite em abordar a questão da saúde bucal, em especial o câncer de boca. Joice apresentou o mastologista e coordenador do Centro de Especialidades odontológicas de Gravataí Matheus Claudy que falou sobre a atuação do órgão e da po9lítica de prevenção nessa área.
“Temos uma casuística 2750 casos de câncer de boca por ano na região sul, dos quais maioria homens. Fatores de risco como fumo, bebidas alcoólica, má higiene bucal e exposição excessiva ao sol cooperam para o desenvolvimento da doença que tem grandes chances de cura se descoberto cedo”, afirmou.
O coordenador ainda compartilhou que Gravataí é um dos três municípios gaúchos que conta com um CEO, que dispõe de todo o encaminhamento e tratamento para este tipo de doença. “A Prefeitura também disponibiliza a realização dos exames odontológicos gratuitos nas Unidades de Saúde e no CEO. Durante o Maio Vermelho, mês de prevenção ao câncer de boca, diversas ações foram realizadas, totalizando mais de 150 exames em Gravataí durante o mês”, finalizou.

Administração e Políticas Públicas em foco
O terceiro painel do dia trouxe como tema “Administração e Políticas Públicas: Eficiência, Transparência e Controle”. O procurador geral do município Jean Pierry Torman fez a apresentação do palestrante, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado Helio Saul Mileski.
O advogado e ex-conselheiro do TCE falou sobre o processo evolutivo do Estado Democrático de Direito e do novo tipo de administração pública. “A intenção política adequada e engajada, somada ao quadro técnico profissional, traduzem a forma de governabilidade atualmente vigente na cidade”, afirmou.
Também ensinou que; no século XXI, está em vigor um novo tipo de Estado – plural, transparente e participativo – no qual não os gestores tomam suas decisões em colaboração com os funcionários e que isso também é válido para a esfera pública.
“O cidadão é cada vez mais partícipe do processo de construção das políticas públicas. Neste Estado está também o novo modelo de Administração Pública com direcionamento para um novo tipo de governabilidade e com exigência cada vez maior de uma administração eficiente, proba, e transparente , a chamada boa administração ou bom governo”, referiu, explicando que diante da pluralidade de anseios populares é impositivo que os governos ouçam a sociedade para elaborar as políticas públicas que irão servi-la.
Mileski finalizou sua apresentação falando sobre “inovação” no setor público. “Mais do que saber fazer, é preciso fazê-lo de forma bem executada, sempre buscando o aprimoramento e o trabalho com transparência e ética. A corrupção precisa ser combatida para que o Estado volte á servir aqueles que o mantém”, concluiu, mencionando os órgãos de controle como Tribunal de Contas, Judiciário, Ministério Público e Sociedade.