O tambor da Aldeia em homenagem ao Taim | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

O tambor da Aldeia em homenagem ao Taim

O tambor da Aldeia em homenagem ao Taim

O samba que será cantado na avenida pela represante do Vale do Gravataí no Carnaval de Porto Alegre foi escolhido no último sábado (29). A grande final do Festival de Samba enredo da Acadêmicos de Gravataí ocorreu na sede da Associação da Morada do Vale I, e contou com a apresentação do grupo Samba do Vale, da Grupo Show da Acadêmicos, e da Bateria Pegada da Onça.

Entre as três concorrentes da noite, a composição escolhida foi a de nº 5, de Rafael Tubino, Alex Bagé, Wagner Ramos, André Valêncio, Igor Vianna, Thiago Sukatinha e Thiago Meiners. A interpretação ficou por conta de  Evandro Malandro, Viny Machado e Igor Vianna. A letra ainda sofrerá algumas alterações, conforme foi acordado com os compositores. O áudio com o samba escolhido pode ser ouvido no perfil da escola no soundcloud.com/academicosgti.

O tema para o desfile de 2016 já havia sido escolhido há alguns meses atrás, onde após seletiva interna foram recebidas dezoito sugestões de enredos e pesquisas que foram devidamente estudados pela Diretoria. Assim, a Onça Negra anunciou o seu enredo para o carnaval 2016, com o título “Entre as Águas de Pará-Gûasu e da Mirim – Gravataí é Taim”. A proposta apresentada por Wagner Augusto Silveira e Rafael Saraiva, conta a história da Estação Ecológica do Taim, que fica numa estreita faixa de planície entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mirim ao sul de nosso estado, nas terras dos municípios de Rio Grande (30%) e Santa Vitória do Palmar (70%).

O enredo que vem chamar a atenção para a preservação da natureza, vai mostrar também a beleza a fauna deste importante berçário de aves migratórias, que abriga a maior variação de mamíferos do Brasil. A região também é cercada de lendas que envolvem os povos indígenas que habitavam aquelas terras.

A Reserva, que tem aproximadamente 34.000 hectares, foi criada oficialmente por Decreto em Julho de 1986, e hoje, é administrada pela Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade.

Na ocasião da escolha do tema, a presidente Rita Bitencourt destacou a importância do tema: “ Acadêmicos de Gravataí vai conhecer esta reserva para ajudar a preservar o Taim, e ajudar a garantir a sobrevivência do ambiente e das espécies em um processo cultural e pedagógico que é o nosso carnaval”.

 

Ouça o samba enredo de 2016 da Acadêmicos de Gravataí.