Homem do campo e da telinha | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Homem do campo e da telinha

Homem do campo e da telinha

Canto e compositor Flávio Mattes promove festival musical, com transmissão pela internet

A música própria “Filho de Mãe Solteira” foi o seu maior sucesso, premiado com o disco de ouro no ano de 1982, com mais de cem mil exemplares vendidos. Ele é cantor, compositor, radialista, e agora apresentador de programa de TV. Este é Flávio Mattes, conhecido nacionalmente por suas mais de 1000 músicas, que vão do tradicionalismo gaúcho até o sertanejo. Hoje ele possui sua própria gravadora em Gravataí e está promovendo mais uma edição do seu festival musical para destacar os artistas da região.

Mattes foi um dos fundadores do conjunto Os Milongueiros, com José Duarte e o Velho Milongueiro, onde gravou dois LPS e um compacto simples. Ele foi também um dos fundadores do conjunto “Os Tauras” junto com Iedo Silva, Toco e Sílvio Viana, onde também gravou dois LPS. Destes álbuns destacaram-se as músicas “Súplica de um Gaúcho”, sua parceria com Mister Witte, que participou do filme “ O Grande Rodeio” e a música “Anjo Feito Gente” de autoria de Mattes e Toco. Gravou seu primeiro disco solo pela Gravadora ISAEC, convidado pelo cantor Leonardo, que era produtor musical, e o segundo pela Chantecler, com Dino Franco. No terceiro LP gravado, pela Continental, o cantor e compositor alcançou o ápice de sua carreira com a música Filho de Mãe Solteira, ganhando então o disco de ouro.

Atualmente ele conta com 37 trabalhos gravados, mais da metade em seu próprio estúdio em Gravataí. Mattes morava na Capital, mas em meados da década de oitenta mudou-se para o município, onde firmou residência e iniciou seus projetos paralelos à carreira de cantor. Mais de 200 artistas já passaram pelo seu estúdio, nos 18 anos de gravadora, e foi neste último ano que surgiu uma nova empreitada em sua carreira. Além das músicas tradicionalistas e sertanejas gravadas, o estúdio de Mattes agora produz um programa semanal, apresentado por ele, exibido em uma web TV. O programa Homem do Campo é gravado toda quarta-feira, com artistas da gravadora e convidados, e transmitido aos domingos pela TV São Leopoldo em seu site. Toda produção de áudio, vídeo, edições e efeitos visuais, são feitas pelo seu filho Bruno Mattes. Um dos grandes parceiros nos doze programas que foram ao ar até hoje é Zezé Moreira, empresário de diversas bandas e diretor da TV São Leopoldo.

O Festival Sertanejo e de Música Popular de Gravataí está na sua quarta edição, as primeiras ocorreram nos anos 80, quando Flávio mudou-se para o município, e também na década de noventa. O evento é uma ótima oportunidade para conhecer os talentos da aldeia e aceita somente inscrições de músicas inéditas. Neste ano, o festival vai ocorrer nos dias 15, 16 e 17 de maio, será gravado no estúdio do Flávio, e acompanhado de uma grande festividade, com jantar aberto ao público. O músico interessado em participar do festival deve ligar para 51 34841399 ou procurar o estúdio Sangue Novo, na parada 76, e preencher sua ficha.

O organizador ainda estima que o festival contará com 40 artistas, sendo escolhidos os 14 melhores nos dois primeiros dias de disputa. Estes classificados garantem a participação em um disco do festival, gravado pela Sangue Novo. No terceiro dia eles disputarão a premiação máxima do festival, que vai do primeiro até o terceiro lugar, com troféu e outros presentes.

Texto: Filipe Foschiera