Desgarrado rapidamente da atenciosa mãe, ficou agachado em frente às gaiolinhas o menino Lohann. “Tínhamos que cuidar de todos” bradou, com a pureza típica de um menino. A mãe, Valquiria Londero, teve de atentar para o compromisso que tinham, mas sem encerrar ali o sonho do filho. “Ele não iria embora sem fazer mais um carinho”, explicou Valquiria. Assim, desde às 9h, a Feira de Adoção, promovida pelo Canil, recebeu várias visitas durante esta quarta-feira.
Esperando um lar, os cachorros ficavam à espreita das movimentações. Recuperados em situações diversas, são animais que, pode-se dizer, sobreviveram e estão prontos para viver. “Hoje, um cãozinho cego ganhou um novo lar. E uma cadelinha, que chegou até nós toda queimada, agora está curada e também está indo para sua nova casa”, declarou a tratadora Mara Clair Vicente. O órgão resgata animais doentes ou atropelados, cachorros muito bravos, que possam atacar pessoas e outros animais, além de casos graves de maus tratos.
Se o encontro com Lohann não terminou em adoção, o final feliz foi a realidade de cinco outros cães, que agora têm uma nova família. Para adotar, é necessário apenas portar comprovante de residência e o RG para preencher o cadastro. A adoção não está restrita, aliás, à Feira. Os interessados podem ir também até o Canil, na Estrada Leonel Cabeleira Bitelo, 271, Costa do Ipiranga, para adotar um pet. O local está aberto todos os dias da semana das 8h30 às 17h. Lá, cerca de 500 cachorros castrados e mais de 10 cavalos são cuidados por uma equipe de profissionais qualificados.
Gravataienses que recebem no máximo dois salários mínimos têm o direito de castração e atendimento veterinário gratuito. O Canil também faz a esterilização de cachorros de rua através de solicitação.
Próximas datas
Com o novo formato itinerante, a feira vai levar a alegria da presença destes animais e a chance da adoção nos próximos dias a mais dois lugares.
Nas próximas quartas-feiras, 25 e 01 de fevereiro, as feiras serão na Praça do Quiosque, em frente ao Hospital. Nos dias 08 e 15 de fevereiro, será a vez da Praça Getúlio Vargas, na parada 72, sediar o evento. As Feiras acontecem sempre das 9h30 às 16h30.