Gravataí tem novo Cidadão Honorário | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Gravataí tem novo Cidadão Honorário

Gravataí tem novo Cidadão Honorário

No Dia de Santa Luzia a cidade fez justiça e reviveu um pouco de sua história. O vereador Fred Pinho (PSDB) proponente da homenagem da noite aproveitou para contar um pouco da história do cidadão Valecy Cabeleira Bitelo, descreveu sua vida de lutas, batalhas e conquistas, e recordou momentos de alegria de toda uma vida. Pinho destacou o título conferido à Valecy Cabeleira Bitelo não apenas como uma homenagem, mas como um reconhecimento e um agradecimento profundo por tudo que ele fez pelo município em sua trajetória repleta de tanta coisa positiva para o povo desta cidade, para as gerações anteriores, para a geração de hoje e para as futuras gerações.
Valecy nasceu no dia 25 de janeiro de 1939, nesta cidade que começava a ter a cara do Rio Grande, tendo sido, ao longo de todos esses anos, um homem ético e de princípios. Um homem que marcaria a vida de Gravataí por sua conduta e que a familiares e amigos deixa um legado de coerência e honestidade. Em seu discurso, o proponente ressaltou que Valecy cresceu nesta terra, estudou em Porto Alegre e após foi prestar serviço militar na Aeronáutica em Canoas, pertencendo ao 14º Grupo de Aviação, onde conquistou medalha de ouro no futebol e nos 100 metros rasos no atletismo.

2016-12-13-solene-cidadao-honorario-valecy-bitelo-158

A vida profissional de Valecy
Valecy Cabeleira Bitelo é filho e neto de tabeliões, seu avô Manoel de Oliveira Bitelo Filho foi o primeiro escrivão de paz de Gravataí e ainda instalou o cartório do distrito do Ipiranga em 1889. Mas foi após regressar da Capital que iniciou suas atividades, auxiliando o pai como ajudante substituto no cartório em que Leonel Cabeleira Bitelo era o responsável. Logo após prestou concurso e foi aprovado, sendo em seguida chamado para atuar no município de Sobradinho. Em 1967 rumou para Garibaldi, onde assumiu o Cartório de Registro civil. No ano seguinte tomou posse no Cartório de Registro Civil e Escrivão da Provedoria. Atualmente é tabelião de Protesto e Registrador do Registro Civil das Pessoas Naturais, Pessoas Jurídicas e de Títulos e Documentos aqui na Aldeia dos Anjos. Nesse meio tempo esteve à frente do cartório eleitoral de Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha por 33 anos.
Mas nem só de trabalho vive o homem. Valecy é casado com Vera Maria e dessa união nasceram os filhos Nise Paula, Nina Carla, Nuza Fernanda e Nathana, além dos oito netos e um bisneto. Mas, além disso, Valecy ainda é um apaixonado pela nossa cultura, pela nossa tradição, tendo sido patrão do CTG Aldeia dos Anjos em 5 oportunidades. Realmente, Valecy é a cara do Rio Grande. E fez mais, foi fundador do Esporte Clube Ibituí, em 1956, e coordenou a instalação de praticamente toda rede elétrica que até hoje atende a região interiorana de nossa cidade. Realmente é muita história, o tempo voa e os minutos são poucos para reviver um tempo incomparável.
— Para concluir, quero dizer que este título, meu amigo Valecy Cabeleira Bitelo, é mais que justo. Fostes vós, reconhecido pelo parlamento Gaúcho com a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior honraria que um homem poderia receber do legislativo estadual. Hoje, neste dia 13 de Dezembro de 2016, estamos aqui para escrever mais uma página na história de Valecy, de Gravataí e do Rio Grande, três histórias que caminham juntas — encerrou Fred Pinho, seguido de um grande aplauso de um plenário lotado de amigos, familiares e pessoas da sociedade gravataiense.

Um cidadão em constante movimento
Valecy Cabeleira Bitelo é um cara simples no trato com as demais pessoas, participativo, efetivo, amante do tradicionalismo e das tradições. Tamanha é sua importância para a cidade, que, tal qual Paixão Cortes, que simboliza o tradicionalismo gaúcho, Bitelo simboliza o nosso tradicionalismo, sendo hoje o “Patrão de Honra” do CTG Aldeia dos Anjos.
Ele também se dedica a outros setores não menos importantes para o município: é Rotariano atuante, participa da Maçonaria, ama o desporto, sem falar na elevação do município além-fronteiras levando para o Brasil e para o mundo os grupos de danças do CTG Aldeia dos Anjos, um dos maiores vencedores do Enart em âmbito estadual.
Este é Valecy, um cidadão acima de qualquer suspeita – homem correto, simpático e decidido em todos os momentos, que ama a família e os amigos, assim como ama tudo que fez e faz por Gravataí e pelo Rio Grande.

valecy-5