Gravataí comemora 136 anos de emancipação política | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Gravataí comemora 136 anos de emancipação política

Gravataí comemora 136 anos de emancipação política

Gravataí irá celebrar no próximo domingo, 23, os 136 anos de sua emancipação política. Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal preparou uma série de atividades culturais, como shows, palestras, apresentações artísticas e religiosas.
A abertura oficial das festividades será nesta quarta-feira, 19, às 19h30, no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos, no centro da cidade. Na ocasião, o historiador do Museu Municipal Agostinho Martha, Getúlio Xavier Osório (foto), irá ministrar uma palestra explicando todo o contexto que levou à emancipação política e administrativa de Gravataí, ocorrida em 23 de outubro de 1880.
“A nossa cidade está comemorando 136 anos de sua emancipação. Ao longo de mais de um século de existência, Gravataí já coleciona grandes avanços, sendo um município de referência em todo o estado a partir do seu polo industrial e também por toda a sua riqueza cultural que engrandece e é motivo de muito orgulho para todos nós”, destacou o prefeito municipal Marco Alba.
Já na quinta-feira, 20, integrando o calendário de atividades alusivo às comemorações, ocorrerá o tradicional Festival Internacional de Folclore de Gravataí, que este ano chega a sua 16ª edição. Às 18h acontece o desfile da comitiva dos países participantes na Praça da Bíblia, ocasião em que o prefeito Marco Alba irá recepcioná-la no saguão da Prefeitura. Já às 20h, será realizada a abertura oficial do Festival no Sesc Gravataí.

// Dia do aniversário da cidade será marcado por shows e atividades artísticas
No domingo, 23, data oficial da emancipação política de Gravataí, o Parcão será palco para uma série de atrações musicais. Antes disso, às 16h, será celebrada uma missa em homenagem aos 136 anos da cidade na igreja Matriz.
No Parcão, as apresentações começam a partir das 18h com a Escola de Samba Acadêmicos de Gravataí. Logo após, às 19h, é a vez do grupo adulto do CTG Aldeia dos Anjos se apresentar e encantar a todos com os trajes e danças típicas gaúchas. Dando sequência aos shows, a festa ficará ainda mais animada com o Baile do Finna, tocando diversos estilos musicais.
O encerramento das atividades ficará a cargo do Grupo do Bola, formado por músicos gravataienses que conquistou o país como um dos finalistas do programa SuperStar, e que hoje é considerada uma das bandas de maior prestígio no estilo em nível nacional.