Festa pelos 136 anos de emancipação de Gravataí | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Festa pelos 136 anos de emancipação de Gravataí

Festa pelos 136 anos de emancipação de Gravataí

O Parcão de Gravataí lotou no último domingo, com a presença de milhares de famílias de todas as regiões da cidade que acompanharam os shows e atividades artísticas promovidas gratuitamente ao público pela Prefeitura, alusivas aos 136 anos de emancipação política e administrativa de Gravataí, celebrado no último dia 23. Segundo a Guarda Municipal, cerca de 20 mil pessoas se divertiram e prestigiaram as atrações ao longo do dia.
“Esta é a primeira vez que Gravataí comemora a data de sua emancipação, por isso preparamos esta noite repleta de atividades culturais de todos os estilos para que as famílias pudessem celebrar este momento histórico na cidade” disse o prefeito Marco Alba, que acompanhou todos os shows.
As apresentações começaram às 18h com a bela performance da Escola de Samba Acadêmicos de Gravataí, trazendo alegria e muito samba para o público presente. A atual vice campeã do grupo especial do carnaval de Porto Alegre mostrou seu samba enredo para 2017, que traz Chacrinha como tema, contagiando a todos.
Na sequência foi a vez do tradicionalismo entrar em cena, com belas danças e cantos da cultura gauchesca entoados e apresentados pelos grupos de dança do CTG Aldeia dos Anjos, campeão do 30° Enart – Encontro de Tradição e Arte. Chulas, valsas, xotes e vaneras foram alguns dos ritmos que embalaram peões e prendas dos grupos juvenil e adulto durante a tarde no Parcão.
Às 20h, a animação ficou por conta do Baile do Finna. O Dj Finna, acompanhado do divertidíssimo anão, contagiou as famílias e jovens presentes ao som dos principais hits do momento, cantados em coro pelo público. Para encerrar a noite de comemorações, a atração nacional que foi destaque no programa SuperStar da Rede Globo: Grupo do Bola. Os músicos, que levam o nome de Gravataí a todos os cantos do país, animaram o fim da festa ao som de muito pagode para a alegria das famílias presentes.
“É muito bacana ver a animação e a alegria de tantas pessoas que vieram até o Parcão comemorar o aniversário da cidade”, iniciou Fernanda Fraga, diretora presidente da Fundação Municipal de Arte e Cultura, também realizadora do evento. “A emancipação não desconstitui nenhum momento da nossa história, muito pelo contrário: agrega mais uma data histórica para celebrarmos em nosso município, que foi quando ele adquiriu sua autonomia política e administrativa, desvinculando-se do distrito de Porto Alegre para se tornar uma cidade independente, a cidade de Gravataí”, completou.

// Famílias se divertem com os shows
O motorista André Diehl trouxe toda a sua família para acompanhar os shows. “Estão aqui a minha esposa, filho, neto, veio todo mundo! Está demais!”, compartilhou. A aposentada Zulema Corrêa trouxe cadeiras de praia e veio de outra cidade para assistir aos shows. “Vim com a minha cunhada e sobrinha, que moram aqui em Gravataí e falaram das apresentações que teriam hoje. Estou adorando o passeio, os shows estão lindos”, concluiu, entusiasmada, assistindo a todas as atrações gravataienses.