Em quatro dias choveu o esperado para um mês em Gravataí | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Em quatro dias choveu o esperado para um mês em Gravataí

Em quatro dias choveu o esperado para um mês em Gravataí

Segundo a Defesa Civil do município, as fortes chuvas que atingem o estado desde o último sábado, 15, devem estender-se até esta quinta-feira, 20, com precipitações estimadas nestes cinco dias entre 190mm 220mm. Desde então, foram registradas algumas ocorrências como quedas de árvores, alagamentos pontuais isolados, e algumas vias com concentração de água nas laterais, sendo que todos os imprevistos já estão sendo controlados.
Desde o sábado, até às 18h desta terça-feira, choveu cerca de 125mm, sendo que a média geral histórica no mês de outubro chegou aos 138 mm. Não houve registros de alagamentos na zona urbana da cidade, assim como desalojamentos, desabrigados, mortos ou feridos. A Defesa Civil está em regime de plantão permanente acompanhando esta condição climática adversa, estabelecendo o regime de alerta amarelo com a equipe do plantão operacional. O órgão ainda comunica que devido aos mananciais estarem muito secos e o nível do Rio Gravataí baixo, não existe risco de inundação generalizada.
Em casos de emergências e eventuais chamados, os moradores podem contatar o órgão através do telefone 199.

// Municípios atingidos
Até a manhã desta quarta-feira (19), foram contabilizados 50 municípios atingidos desde o último sábado (15). Ao todo foram 1.394 residências afetadas e cerca de 400 famílias deixaram suas casas, entre elas, algumas foram para abrigos e outras para residências de familiares ou amigos.
Conforme boletim da Sala de Situação do RS, nesta quinta-feira (20), a tendência é de que a chuva comece a diminuir, mas ainda segue o estado de atenção e o alerta devido ao elevado volume de chuvas e suas consequências nas bacias hidrográficas do RS. Na sexta-feira (21), o sol já predomina em praticamente todo o estado.