Do CTG para o teatro | 2M Notícias

Edições Online

Capa Gravataí Capa Cachoeirinha Capa Sto Antonio

Do CTG para o teatro

Do CTG para o teatro

Ator e bailarino de Gravataí está sempre em busca de renovação

Aos dez anos de idade ele ingressava na invernada artística de dança em um Centro de Tradições Gaúchas, onde também começou a declamar poesias, e logo depois praticou canto. Foi assim que o gravataiense Henrique Gonçalves, hoje com 22 anos, se envolveu cada vez mais com as atividades artísticas e se tornou ator e bailarino, atuando em diversas peças teatrais e desenvolvendo vários projetos paralelos de dança.

Após a experiência na adolescência com canto e dança no CTG, Henrique teve a oportunidade de fazer um teste para o longa metragem “Dá um Tempo”, onde conseguiu a vaga, decidindo naquele momento que gostaria de continuar nesta carreira por toda sua vida. Na preparação para o filme, com apenas 15 anos, ele passou por aulas de interpretação, técnicas de vídeo, e também ganhou experiência com as correrias do set de filmagem e sessões de fotos, tornando esse período muito importante para a construção de sua carreira.

A próxima experiência de Henrique seria em um musical infantil, onde passou em outro teste de elenco, iniciando sua carreira no teatro. “O início é sempre mais difícil, a gente sofre com muitos medos, muita pressão de amigos e familiares que alertam o tempo todo sobre as dificuldades dessa carreira, mas apesar de tudo sempre fui muito apaixonado por esse mundo, e aí fui ficando. Hoje não me vejo fazendo outra coisa.”, relatou Henrique.

O ator reside em Gravataí, mas estende seu trabalho para Cachoeirinha, Canoas e Porto Alegre. Em 2011, ele foi campeão do quadro “Se vira nos 30” do Domingão do Faustão, com a Cia de Dança Crakety, da cidade vizinha. Atualmente, Henrique atua no espetáculo musical adulto “O Corcunda de Notre Dame”,  da Cia de Teatro Novo, e no musical infantil “O Gato de Botas”, vencedor do Troféu Tibicuera, em Porto Alegre.

No município, ele trabalha como ator no musical infantil “Os Mochileiros”, e também como professor, ministrando no Sesc de Gravataí, há três anos. Como bailarino, Henrique está em preparação para viajar até a Rússia na metade do ano, com a Companhia de Dança Cadica. Além de todas estas atividades, o ator e bailarino ainda encontra tempo para cursar licenciatura em Teatro na Ufrgs, e se concentrar no processo de leitura de mais dois novos projetos para teatro.

Perguntado sobre a proximidade com o público mais jovem na atuação em musicais infantis, Henrique afirma que gosta muito de trabalhar com crianças, pois são livres, espontâneas e verdadeiras. Segundo o ator, nada passa despercebido diante dos pequenos, e o público transmite muita energia. “Trabalhar com esse lado lúdico instiga e nos alimenta como artista”, concluiu.

Os desafios da carreira de ator são bem vindos na vida de Henrique, que prefere sempre sair da zona de conforto. “Quero estar sempre em movimento, sempre em novos desafios, em espetáculos e projetos em que eu tenha toda a dedicação para chegar à verossimilhança, explorar a catarse no público, estudando sempre a minha arte e colocando em prática toda essa teoria.”, relatou o ator.

Ainda neste ano, o ator inicia uma pesquisa para uma adaptação inédita no Brasil, de um espetáculo adulto de Commedia Dell’arte, gênero italiano famoso pelas obras de Goldoni.

10629479_10201955285402453_5628663330288720982_o

AGENDA APERTADA

Nos dias 12, 13 e 14 de Março, Henrique Gonçalves estará em cartaz com o espetáculo “O Gato de Botas”, no Teatro do Sesc de Gravataí. Depois destas apresentações, o grupo fará uma temporada pelo interior do Estado no Projeto Teatro a Mil, do Sesc. Em Maio será a vez da capital gaúcha poder prestigiar o espetáculo. Nesta sexta-feira (20), a peça será apresentada na Arena de Verão da RBS, em Capão da Canoa.

 

OFICINA DE TEATRO: Expressão e Criatividade

Local: SESC GRAVATAÍ – Rua Anápio Gomes 1241, Centro – Gravataí – RS

Período: Todas as 5ª feiras a partir do dia 12/03.

Horários: Turma Infantil: 18h00 – 19h30 Turma Adolescente 19h30 – 21h00

Maiores informações:

Telefones: (51) 3497-6263 e (51) 9317-4570

henriquegoncalvessil@gmail.com

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *